[slider id=”greve-vigilantes-2″]
Depois de nove dias, o movimento grevista dos vigilantes da Bahia poderá ser encerrado nesta quinta-feira (7). Tudo dependerá de uma reunião à tarde, no Terminal Regional do Trabalho (TRT) em Salvador, quando patrões e empregados podem selar um acordo.
O representante do Sindvigilantes, Alberto Ferreira está confiante de que a categoria conseguirá atingir o objetivo – o pagamento imediato da gratificação de periculosidade, conhecida como “risco de vida”.
De acordo com o Sindicato, quase 48 mil trabalhadores estão de braços cruzados, o que representa cerca de um quarto dos vigilantes no Estado. A mobilização da categoria praticamente paralisou as agências bancárias, cujo funcionamento ficou limitado aos terminais eletrônicos. Só o Bradesco, através de suas duas agências, e o Banco do Brasil do Águas Center mantiveram, ainda que precariamente, o atendimento ao público.
Desde a semana passada, até o saque nos caixas eletrônicos foi prejudicado porque os grevistas impediam o reabastecimento dos terminais com dinheiro em espécie. Sobrou para as casas lotéricas, que viram o movimento dobrar. Ontem, porém, preocupados com o pagamento de salários e pensão de aposentados, os gerentes negociaram com os grevistas a liberação do trabalho dos carros-fortes para repor dinheiro.
Em função disso, hoje (6) pela manhã a maioria das agências registrou grandes filas, com destaque para o Banco do Nordeste – que dispõe de poucos terminais para a quantidade bem maior de pessoas, que tomavam as calçadas. Também o Bradesco, que ontem avisava através de cartazes que não dispunha de dinheiro nos terminais, hoje estava lotado .
Otimismo
O motivo para o otimismo é que pelo menos cinco empresas de segurança no Estado já manifestaram a intenção de pagar imediatamente a gratificação, e não a partir do ano que vem, como quer a maioria dos empresários. (De Rinaldo Lima/para o Blog)


