Depois da denúncia que fez ao Blog sobre a demora de dois anos que levou para receber seu diploma de bacharel na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), o administrador de empresas Marcílio Ferreira finalmente conseguiu ser atendido.
Marcílio agradeceu o espaço que lhe foi dado aqui e nos demais veículos de comunicação locais e aproveitou para fazer um desabafo: “Espero que outros estudantes graduados na Facape ou em qualquer instituição que seja não precisem se expor e irem à mídia para conseguirem o que é seu por direito, em tempo hábil”.



Estudei com Marcilio no Adelina e sei o tamanho da sua inteligencia, dedicação e competencia, fico feliz por ele ter conseguido o papel que ele tanto correu atras.
Na mesma situação encontram-se os formandos do curso de Seguança do Trabalho promovido pelo Governo de Pernamnuco.
Á divulgação no seu Blog é valiosa prá uma solução desse problema.
Vejamos.
NO MOMENTO QUE O SR. SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO LANÇA NOVO EDITAL DE REALIZAÇÃO DE SELEÇÃO PARA NOVOS CURSOS TÉCNICOS, A SITUAÇÃO DAS PRIMEIRAS TURMAS É BASTANTE PREOCUPANTE, AINDA AGUARDAM REGULARIZAÇÃO DE ESCOLA E CURSOS. LAMENTÁVEL.
Quando o atual Governo de Pernambuco decidiu instalar em 2009 núcleos profissionalizantes, modalidade EAD (semipresencial), nas cidades de Petrolina (UPE) e demais cidades de Pernambuco, acreditou-se na capacitação profissional e melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Concluído o curso de Técnico de Segurança do Trabalho no núcleo de Petrolina, Julho-2011, COMEÇOU O PESADELO PARA DEZENAS DE FORMANDOS, diante da impossibilidade dos profissionais obterem o registro no Conselho Regional de Engenharia (CREA-PE), nos termos do Art. 3, da Lei Federal 7.410-85.
Ocorre que a Direção do curso EAD, com sede em Recife (Secretaria de Educação de Pernambuco e Escola Técnica Estadual Alm. Soares Dultra), representados pelo o Sr. George Bento Catunda (Gestor de Educação a Distancia), tem dificultado o encaminhamento de registros da referida Escola e do Curso de Técnico de Segurança do Trabalho junto ao CREA – PE, em Recife. JÁ SE PASSARAM OITO MESES E NADA DE UMA SOLUÇÃO.
Sem o credenciamento da Escola e do Curso no CREA-PE, centenas de formandos, em Petrolina e todo Estado de Pernambuco, encontram-se prejudicados no exercício da profissão, tendo em vista que não poderão se credenciar junto ao CREA-PE e assim emitir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), tão necessária na habitação em projetos e ações de segurança ocupacional.
Pedimos, portanto, uma rápida solução desse impasse. Afinal, foram gastos grandes somas de recursos públicos com a finalidade de formação e construção de um futuro melhor para todos.
Os Técnicos de Segurança do Trabalho lhes agradecem.
Obrigada.
Regina Alice Moura – Técnica de Segurança do Trabalho
Tel. (87) 88065716 – 88236818 regina-alice@hotmail.com
Atenção – Esta semana o CREA-PE multou (valor R$ 4.240,00) um Posto de Combustível em nossa região. Objeto da infração – Executar serviço técnico de segurança do trabalho na elaboração de PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais sem apresentar a devida ART – Anotação de Responsabilidade Técnica.
SERÁ QUE VAI SER NECESSÁRIO BUSCAR MEDIDAS JUDICIAIS INDENIZATÓRIAS E DANOS MORAIS, CONTRA O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO E A DIREÇÃO DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ALM. SOARES DULTA.
QUAL A DIFICULDADE DO SR. BETO CATUNDA (GESTOR DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA) SAIR DO SEU GABINETE E DIRIGIR-SE ATÉ O ESCRITÓRIO DO CREA-PE, EM RECIFE, PARA FAZER O DEVIDO CREDENCIAMENTO DA ESCOLA E DO CURSO.
PELO QUE SE OBSERVA, A INTENSÃO DESSE RAPAZ É PREJUDICAR OS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO E DESMORALIZAR O ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO A DISTANCIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO, MAS, ADIANTO, ISSO O SR. BENTO CATUNDA NÃO VAI CONEGUIR, COM CERTEZA.
Regina Alice Moura