Dentistas da rede municipal de Juazeiro participaram nesta quinta-feira (23), no Centro de Saúde III, de um curso para qualificação e ampliação dos atendimentos. Um dos temas discutidos na formação foi na área de restauração atraumática (tratamento restaurador social) – uma técnica recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde a década de 80, para atingir a um maior número de pessoas da sociedade.
“A restauração pode ser feita em qualquer lugar que se possa levar uma maca e alguns materiais. O procedimento serve, inicialmente, para bloquear a cárie, evitando que o paciente não perca o dente. Não se trata de tratamento definitivo”, explicou o dentista e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Rodrigo Borges Fonseca, que dirigiu a capacitação.
O curso também focou a atualização em restauração e materiais restauradores, trabalho possível apenas no consultório. Foram capacitados cerca de 50 dentistas que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os especialistas do Centro Especializado em Odontologia (CEO).
Para a dentista do CEO, Vanessa Cíntia Cerqueira, o curso é de grande relevância para aumentar a experiência profissional, além de atingir as camadas sociais mais carentes. “Como tem sempre coisas novas surgindo na área, vamos poder ficar atualizados. O tratamento restaurador social é uma técnica simples, que é possível fazer sem muito custo e gasto de tempo. Para a saúde pública ajuda bastante, pois vamos poder atender uma demanda maior de pessoas”, afirmou. As informações são da assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde de Juazeiro. (foto/divulgação)


