A celeuma criada na Casa Plínio Amorim pela disputa da Mesa Diretora ganhou um novo e inesperado capítulo. O juiz Josilton Reis, da Vara da Fazenda Pública de Petrolina, aceitou pedido de liminar do vereador Alvorlande Cruz (PTC), suspendendo a eleição da Mesa, marcada para a manhã desta quinta-feira (23).
A decisão foi recebida com certa perplexidade pelo chamado Grupo dos Oito, que respalda o nome da vereadora Maria Elena (PSB) para a Presidência da Casa. Até mesmo o atual presidente, vereador Osório Siqueira (PSL) se disse surpreso com a liminar, sobretudo pelo fato de Alvorlande ser seu aliado e integrar o Grupo dos Seis, que quer Ibamar Fernandes (PRTB) ou Dedé da Simpatia (PSDB) como sucessor de Osório.
Segundo boatos de bastidores, Alvorlande já sabia da liminar ainda ontem (22), durante sessão solene na Casa que marcou os 20 anos da Lei Orgânica Municipal, e poderia ter repassado a informação ao presidente. Mas. Segundo Osório, não o fez. “Fui pego de surpresa e estou revoltado. Eu esperava acontecer isso dos vereadores do Grupo dos Oito, e não de alguém (Alvorlande) que faz parte do Grupo dos Seis”, afirmou, acrescentando que acionará o setor jurídico da Casa para suspender a liminar.
Maria Elena atribui mais esse episódio a um jogo inexplicável de interesses que levaram até a uma intervenção do Judiciário na Casa. A vereadora pediu, inclusive, à imprensa para investigar a fundo os últimos fatos relacionados à eleição da Mesa, que para ela não passam de uma massa de manobra orquestrada sob a influência do prefeito Júlio Lóssio (PMDB). “Estamos assistindo aqui a uma defesa de interesses que precisam ser questionados. Que interesses são esses?”, indagou.
Maria Elena ressaltou que apesar de o magistrado ainda analisar os fatos, ele não mencionou a eleição do último dia 15, na qual foi eleita a nova presidente em sessão solene, como reza o Regimento Interno da Casa. Portanto, é a decisão que fica valendo. Autor do pedido de liminar, Alvorlande contestou a informação, alegando que o artigo nº 27 da Lei Orgânica – no qual se baseou para pedir a liminar – é superior ao Regimento. Ele, no entanto, não falou oficialmente e sumiu da sessão antes da Assessoria de Comunicação da Casa informar sobre a decisão judicial.




Só tem uma coisa que eu gostaría de dizer para esses “Veriadores” de Petrolina: Vocês foram eleitos para trabalhar em prol do povo e não em interesse própio. Essa casa se tornou um verdadeiro SACO DE GATO.
Na cidade de PIO XII no Maranhão está acontecendo um episodio semelhante. A Justiça acatou a denuncia do Assis Leal.
Nesse jogo tem muita gente(vereadores) ganhando muito por baixo dos panos.
Vão estudar antes de fazer comentários infudados.
A Lei Orgânica (Lei máxima do Município) manda que a eleição seja em fevereiro.
Portanto, não um mero Regimento que vai afrontar a Lei Maior do Município.
Parabéns ao Vereador Alvorlande pelo conhecimento da Lei e à justiça pela coerência.
Estudioso, o debate não é sobre leis! A questão é saber por quê Alvorlande não quer entregar o comando da mesa para o grupo vencedor?
Parabens !! pelo amor de Deus esse cara ai deve ser parente do vereador Alvorlande.. se ele entende mesmo de regimento pq ele não ficou pra dar explicações .. se apega a pequenas trecho no regimento não quer disser saber de tudo.. ele é uma vergonha de vereador pra nossa cidade .. de boa ai é o que dar eleger pessoas sem compromisso com a população….
O que temos visto na Câmara de Vereadores é uma afronta ao Regimento Interno.Quem assim desejar ler a Lei Orgânia entre no site da Câmara e poderão ver o Artigo 27 na ÍNTEGRA:
Art. 27. A eleição da Mesa Diretora realizar-se-á no primeiro dia da sessão legislativa, considerando-se empossados, automaticamente, os eleitos.
Parágrafo Único – O Regimento Interno disporá sobre a forma de eleição e composição da Mesa Diretora. Por que não foi citado o Parágrafo?
Osório,
Não se faça de vítima
Cuidado, isso vai ser descoberto, não tenho duvida.
Já dizia os mais velhos: Quem se junta com porcos, farelos come.
Amigo Osório,
Veja com quem você faz parceria,
Alvorlande que fez a engenharia, jogou você no fogo e acabou não comparecendo a sessão.
Deixou você em maus lençóis.
LEVA E TRÁS!
ESSA ELEIÇÃO ESTÁ NESSE IMPASSE POR CAUSA DO JOGO DE INTERESSE NAS VERBAS DESTINADAS CASA PLINIO AMORIN, OU SE O NOVO PRESIDENTE NÃO FOR DO TIME DE OSÓRIO, VAI VER O TANTO DE COISAS ERRADAS.
SALVEM QUEM PUDER!
Anseio pelo dia em que esse ilustre e confiável Blog nos agraciará com a notícia que foram votados projetos relevantes para nós, povo comum de Petrolina, nessa já decepcionante legislação da Câmara de Vereadores. Mas vejo que, pelo jeito, demorará…