Uma pesquisa do Datafolha, publicada nesse sábado (14) mostra que a maioria dos brasileiros é favorável ao fim da escala de trabalho 6×1, modelo em que o trabalhador atua seis dias seguidos e descansa apenas um.
De acordo com o levantamento, 71% dos entrevistados defendem a redução do número máximo de dias de trabalho por semana, enquanto 27% são contra a mudança e 3% não souberam opinar. As entrevistas foram realizadas entre os dias 3 e 5 de março.
O apoio à proposta aumentou em relação à pesquisa feita no final de 2024, quando 64% da população se mostrava favorável à mudança.O tema está em debate no Congresso Nacional. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já sinalizou que defende a redução da jornada semanal de 44 para 40 horas, sem redução de salário.
Outra proposta em discussão é a da deputada Erika Hilton, que sugere uma diminuição ainda maior, com a carga semanal passando para 36 horas.
Segundo a pesquisa, 76% dos entrevistados acreditam que a redução da jornada seria positiva para a qualidade de vida dos trabalhadores. O levantamento ouviu 2.004 pessoas em 137 municípios do país e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Fonte: O Globo


