Dando cano

por Carlos Britto // 09 de fevereiro de 2012 às 07:22

Todo mundo torcia para que Roberta Duarte assumisse a Secretaria de Cultura de Petrolina. A moça demonstrava interesse e compromisso com a causa cultural.

Acontece que, nem bem sentou-se na cadeira, Roberta parece ter se esquecido da causa e até do seu papel.

Apesar de marcar entrevistas em emissoras de rádio para falar das ações da pasta e prestar contas à sociedade (que também é papel de quem assume qualquer cargo público) ela simplesmente não aparece e nem dá satisfações. Vai entender.

Dando cano

  1. petrolinense disse:

    Tenho impressão de que a crítica é injusta. Vou esperar alguma manifestação da própria secretária p tirar minhas conclusões. Criticar por criticar tbm é fácil… nem esse blog está imune ou é indigno de críticas.

    1. Jangoísta disse:

      Esse blog critica mas não aceita crítica venha de onde vier. Esse comentário meu, por exemplo, será cordato.

  2. Observador disse:

    Subiu a cabeça.

  3. Joedson Silva disse:

    Do lugar de onde estou seria até suspeita a minha opinião sobre o assunto, contudo, não posso me furtar ao direito de tecer a minha opinião diante de tais comentários. Concordo com o comentário anterior e fico surpreso com os termos dessa matéria, onde se diz que temos que prestar contas à sociedade. Prestar contas? Estamos há menos de um mês nessa labuta. Estamos dobrando expediente para dar conta de uma estrutura adequada para a nova Secretaria e ainda estamos correndo para defender uma programação para o carnaval, pensando numa proposta coerente com os anseios da sociedade, mesmo não tendo o poder de decisão financeira sobre essas ações propostas. Sim, precisamos prestar contas, mas também TODOS NÓS precisamos entender as partes e ter a noção exata do que estamos tentando realizar.

    1. Joedson Silva disse:

      Detalhe: Quando postei o meu comentário, não existia esse comentário pífio e anônimo que diz apenas “Subiu à cabeça.” NÃO COMUNGO COM ESSA FRASE, mas sim com o comentário do “petrolinense”, postado no dia 09 de fevereiro de 2012, às 8h24min.

  4. LUIZ GONZAGA NETO disse:

    É impressionante com a imprensa nem sempre sabe distinguir o joio do trigo. Se nos ultimos trinta anos ja passou um secretário de governo comprometido com o que faz esse secretario ou melhor essa secretária chama-se Roberta Duarte. Essa eu conheço, tem fibra, tem conhecimento e acima de tudo compromisso com o que faz, portanto essa moça não é politica, é tecnica e tem muito a contribuir nessa area.

  5. Osvaldo disse:

    Carnaval nao é cultura, é festejo.

    1. Fernando Barros disse:

      segundo Edward B. Tylor…cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”
      COMPLEXO QUE INCLUI A ARTE…
      Cultura é também associada, comumente, a altas formas de manifestação artística e/ou técnica da humanidade
      ALTAS FORMAS DE MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA…

      FOI BOA PARA VOCÊ ESSA EXPLICAÇÃO???

  6. Antonio Veronaldo disse:

    Fico muito triste como as matérias são colocadas desde ontem a respeito de Roberta Duarte,pois vejo um certo incomodo e ate uma vontade de que a sec. de cultura da cidade não dê certo. Pois venho me colocar aqui não só como leitor, mas como conselheiro de cultura desta cidade, queremos sim uma “programação com cara de carnaval cultural” mas temos que entender a situação, como descreveu Joedson. Acredito que quem escreveu a matéria não deve saber que o prefeito não destinou “ainda” orçamento para a secretaria e ao invés de criticar isso preferem questionar de forma vil alguém que assumiu a secretaria em menos de 20 dias. Acredito que Roberta, como representante da cultura, legitimada pela classe, em sua maioria, não teria tal postura como a matéria declarou e reafirmo como conselheiro e artista dessa cidade que quero que o carnaval aconteça de forma cultural como vêm acontecendo todos os anos e que isso tudo seja apenas um mal entendido. Que o prefeito resolva urgentemente a questão de orçamento para secretaria e que se torne lei um Plano Municipal de Cultura para cidade, temas estes importantes para serem debatidos na imprensa e toda sociedade.

  7. FRANCISCO DAS CHAGAS disse:

    É grande o esforço de Roberta para num pequeno espaço de tempo desde a sua posse faça acontecer um bonito carnaval e ainda ter que a a todo instante prestar contas e dar inforrmações não concretzadas que servirão de críticas Deixe que ela trabalhe e com certeza voces verão os grandes resultados

  8. cris disse:

    Pq não publicaram até agora o comentário que eu postei anteriormente?

  9. Maércio José disse:

    Pessoal, não vamos achar que já conseguimos tudo, uma Secretaria de Cultura sem recursos não funciona, pessoas do conselho, vamos começar a nos articularmos para que o prefeito “se ligue”, não somos alienados não, Cultura sem Recurso não Gera o Pão! Pois, pra os desenformados de plantão, quem faz a cultura somos nós no dia a dia, o poder público que, só gerencia os nossos recursos, devem apóia a sua promoção, NÃO ESTAMOS PEDINDO NADA QUE NÃO É NOSSO POR DIREITO, ESTAMOS EXIGINTO O CUMPRIMENTO DOS COMPROMETIMENTOS! Atenção aos músicos, compositores e demais pessoas atuantes no seguimento musical, vamos começar a nos mobilizarmos, pois se isso não fizermos, será mais um ano sem o Festival de Música Geraldo Azevedo!? Podemos começar por aqui, mas devemos ter um momento para conversarmos sobre o assunto! “A luta não acabou e nem acabará”… Edsom Gomes.

    Gostei das palavras do poeta Gonzaga Neto, nós sabemos como funcionam as coisas, sempre são colocados nos cargos para gerenciar a cultura e ventos das cidades, quem menos entende de Gestão Cultural (acham que organizar eventos é a mesma coisa que ser Gestor Público de Cultura), sabe por quê? Porque os governantes e os seus, não acham importante o povo escolher o que quer, acham mais fácil decidir pelo povo, baseados em que? No que se tocam nas rádios, as coisas que se apresentam pelas TVs? E a cultura popular, onde fica? Nós sabemos bem quanto custam às grandes festas, mas não sabemos quanto recebe um músico em cada grande show que faz (o músico não recebe o mesmo que o dono da banda), mas os gerentes e grandes empresários sabem, não é? Os comunicadores, as pessoas que se importam com os impostos que são pagos deveriam querer eram saber por que não fazer uma festa cultural que se gasta menos em vez de fazerem estas festas gigantescas e depois só servem para fins eleitoreiros! Você sabe disso, não é? Vamos entender mais de Gestão e políticas culturais pra gente depois cobrar a implementação de cada uma delas!

    Maércio José, Conselheiro de cultura – Representante de Música.

  10. gustavo disse:

    Torço pelo sucesso de Roberta.

  11. Acordadinho disse:

    A matéria em si chama a atenção para um suposto estrelismo, que é muito normal aos mortais qdo ocupam os famosos cargos de confiança… apenas isso! nada mais que isso!!! Num evento recente eu estava lá bem próximo a alguém… e minha dedução é: Ou ela é bem simples e muito atenciosa, ou realmente como quase tds é estrela e esnobe… o que falta mas o que falta mesmo, e isso sempre observo, é que, as pessoas ao ocupar esses tais cargos que na verdade são apenas passageiros, a maioria constróem um pedestal, sobem e esquecem que um dia podem descer… esse comentário não é uma critica, mas uma observação para todos que pensam que ocupantes de cargos do tipo, amigos do rei, e com a caneta na mão, podem fazer tudo até mesmo parar o tempo… e aí se enganam redondamente. Que todos os ocupantes desses cargos, reflitam sobre isso…

  12. TIAGO CARVALHO disse:

    Houve uma vez que ouvi a célebre frase, as coisas no Brasil mudam para permanecer como estavam, acredito no potencial, necessidade e importância de uma secretaria de cultura, principalmente para atuar frente aos grupos mais descriminados da sociedade, só pondero o fato de ser ano eleitoreiro e que o surgimento desta secretaria não seja simplesmente para que as coisas permaneçam como estavam, seja capaz de mobilizar, integrar, buscar e desenvolver sem discriminação e sim democraticamente, pois, este sim, é um anseio da sociedade… E de certa forma concordo que a secretária deva está na mídia sim, e principalmente deixando a sociedade informada do que esta acontecendo. Principalmente se existir a má vontade ausência do poder publico municipal em destinar orçamento para tão importante festa da Cultura popular, que é o carnaval, (expressão de democracia, motivação e auto-estima do povo), se a secretaria está em crise, natural, pois sempre esteve o que não pode é regredir e deixar de realizar esse importante festejo. Sempre quando necessito falar com Roberta se ela não atende retorna por ordem de chamada como ela mesma diz. Natural que a mesma esteja mais atarefada, pois com a secretaria aumentar as demandas e espero que ela possa continuar seus feitos, e muitos outros, pois, deve ter uma equipe e junto com a população podem buscar soluções…

  13. DE OLHOS BEM ABERTOS... disse:

    Engraçado… A pequena panela inexpressiva orquestrada por Dona Roberta, tá jogando duro, defendendo sua Arvore frondosa… E se colocam num altar… Coitados, estão se lambuzando numa farra que já já vai passar…

    1. Antonio Veronaldo - de olhos mais abertos ainda disse:

      Não é farra. Não vai passar pq militantes sao sempre militantes. A luta é constante, e nós estamos do lado da cultura e – da coerência. Não existem lados e panelas particulares – é justamente essa ideia que combatemos – e que vem se arrastando a tempos. E para julgar de inexpressivo o publico e notório movimento cultural, o caro amigo, ou amiga, parece não participar das reuniões do conselho e de organização da classe artística cultural e produtiva da cidade para discussões mais claras e profundas que contribuem para identificação e desenvolvimento das demandas do coletivo. Essa ameça de CUNHO ELEITOREIRO, forma de dizer “sou amigo do rei” não amedronta quem estar do lado da cultura e do desenvolvimento intelectual da cidade. E os orquestrados pelo menos têm coragem de pôr o nome.

      1. Jucilene nunes disse:

        kkkkk :D Antonio Veronaldo, disse tudo agora. ENGRAÇADO mesmo meu amigo(a) é a sua cara de pau. É tão corajoso(a) que se esconde atrás de um apelido! Que feio.

  14. Isis disse:

    Isso é que eu chamo de gente que trabalha, sem tempo de ficar falando baboseira em rádio que tem tão pouca audiência…

  15. Fernando Barros disse:

    Não podemos esquecer que as pessoas que fazem a secretaria de cultura esta com um problema imenso para resolver… acredito que todos saibam que NÃO EXISTIA SECRETARIA DE CULTURA, todas as pessoas que lá estão são pessoas de sabem o que estão fazendo… vamos deixa ROBERTA E SUA EQUIPE FAZER O QUE SABEM FAZER… falo não só como artista mais tambem como cidadão… Roberta sempre foi e sempre será uma pessoa humildade, Roberta arruma a casa tranquila, nos estamos tranquilos em lhe ter ai… a critica é completamente injusta…

  16. Olimpio lopes disse:

    Caro Carlos brito você foi muito infeliz nas suas colocações

    1. Juu disse:

      Concordo. E digo mais, todos temos o direito de expressar opiniões boas ou não, porém antes de postar qualquer coisa é bem mais educado averiguar se é algo verídico pois seu blog é um dos mais vistos da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários