O Campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE está comemorando, em 2025, os 20 anos do curso superior Tecnológico em Viticultura e Enologia. Único do Norte-Nordeste e com conceito máximo (nota 5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC), o curso se consolidou como referência nacional na formação de profissionais para o setor vitivinícola do Vale do São Francisco.
Para celebrar a trajetória iniciada em 2005, quando a instituição ainda era o Cefet Petrolina, será realizada uma cerimônia comemorativa no próximo dia 5 de novembro, às 9h, no auditório do campus. O evento reunirá estudantes, egressos, servidores e parceiros que contribuíram para a criação e o fortalecimento do curso ao longo dessas duas décadas.
A programação inclui um brinde festivo na Escola do Vinho, o lançamento de uma revista alusiva aos 20 anos e o descerramento de uma placa comemorativa.
Egressa do curso e uma das organizadoras do evento, a professora Mariana Barros destaca o significado da celebração: “Será um momento de festa, de comemoração. Nós somos o segundo curso do Brasil, o primeiro e único do Nordeste, com grande importância no cenário nacional da vitivinicultura. Temos alunos trabalhando no Brasil inteiro e até fora do país. Temos muito a comemorar”.
Curso de Viticultura e Enologia
Hoje, o curso conta com 47 professores – mais da metade com doutorado em diferentes áreas, além de laboratórios próprios e da Escola do Vinho, que garantem a forte presença prática na formação dos estudantes. Com duração de três anos, o curso oferece 50 vagas por ano, distribuídas em duas entradas semestrais pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Mais informações sobre o curso e o evento podem ser consultadas no site do IFSertãoPE.


