Mesmo com tantas opções de faculdades, as instituições de ensino em Medicina do estado de Pernambuco mostram que a formação médica no estado não está alinhada com aquela desejada pela avaliação do Enade.
O Estado conta com 16 instituições com cursos de Medicina. Nove foram avaliadas pelo Portal Melhores Escolas Médicas e apenas quatro delas ocupam boas posições nos principais indicadores de ensino. As outras sete faculdades que completam o quadro de instituições no estado ainda são recentes e não possuem avaliações.
Os dados evidenciam o desequilíbrio quanto as estruturas das instituições e o desempenho dos concluintes, alertando aqueles que desejam ingressar em Medicina no Estado. O Portal utilizou dados do MEC (Conceito de Curso e Enade), do Ranking Universitário Folha (RUF) e do Guia da Faculdade (Estadão).
Melhores em PE
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebeu boas avaliações nos seus dois campi: Caruaru e Recife. O campus de Caruaru ficou com nota 4 em ambos os conceitos do MEC, já o de Recife recebeu nota 4 no CC e nota máxima no Enade. No RUF, entre as universidades de Pernambuco, recebeu a melhor avaliação: 10º no geral, 4º em avaliação do mercado e 17º em qualidade de ensino. Sem avaliação no Guia, no entanto.
A Universidade de Pernambuco (UPE) tem o ensino de Medicina distribuído em 3 campi: Garanhuns, Recife e Serra Talhada. Nenhum desses possui o CC, embora no Enade apresente notas satisfatórias, com a menor sendo 4, recebida pelo campus de Garanhuns. Os campi de Recife e Serra Talhada apresentam nota máxima (5) na avaliação dos estudantes. Quanto ao RUF, a avaliação permanece também com boas colocações: 25º no geral, 14º em avaliação do mercado e 28º em qualidade de ensino. No Guia, no entanto, todos os 3 campi ficaram em posições medianas com 3 estrelas.
Outra que também permanece com boas avaliações é a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). No CC, conseguiu nota máxima (5) e no Enade recebeu nota 4. Sua posição no RUF também possui boas colocações, ficando respectivamente na 47º no geral, em 14º na avaliação do mercado e 70º em qualidade de ensino. A FPS recebeu 3 estrelas no Guia.
Para completar as quatro melhores avaliações, está a Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Em ambas as avaliações do MEC, CC e Enade, a Fundação recebeu nota 4. No RUF, sua posição também é agradável: 96º no geral, 48º em avaliação do mercado e 113º em qualidade de ensino. Já no Guia, a instituição recebeu 4 estrelas.


