Curso de direção defensiva para motociclistas é oferecido em Petrolina

por Carlos Britto // 24 de dezembro de 2010 às 09:09

A Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) realizou quarta (22), no pátio do Centro de Convenções, o curso de Direção Defensiva para motociclistas parceiros da campanha Minha Preferência é a Vida.

O diretor-presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, explica que o objetivo é promover ações que possibilitem a preservação da vida e que estimulem a educação no trânsito. “Sempre estaremos desenvolvendo trabalhos como esse, pois através da educação preventiva podemos conscientizar a população sobre os riscos”, salientou Paulo Valgueiro.

O curso ministrado pelo instrutor da empresa Petrolina Motos, Ricardo Bastos, foi divido em dois momentos. Inicialmente houve a discussão da parte teórica, onde foram abordados temas relacionados à tolerância no trânsito, manutenção preventiva de motocicletas, importância do uso do capacete, instrução para transportar passageiros, mudanças de comportamento no trânsito e manobras. Logo depois, foram repassadas dicas práticas sobre frenagem (controle de velocidade) e sobre a postura correta do piloto no momento que estiver no trânsito.

O instrutor informou que os cursos de pilotagem têm grande valor para educação no trânsito, porém são pouco difundidos. ”Existem poucos cursos como esse no Brasil. Lamentamos, pois eles contribuem para que os motociclistas adotem boas práticas e respeitem as recomendações da Legislação de Trânsito Brasileira, contribuindo ainda para a redução das estatísticas de acidente”, afirmou.

O policial militar Maurício Barbosa, que também participou do curso, é conhecedor da importância de iniciativas como estas, que visam a evitar a imprudência e consequentemente os acidentes. Ele faz parte das estatísticas envolvendo pessoas que já foram vítimas de acidente no trânsito, e afirma que está vivo devido o uso correto do capacete. “Em 2002 estava pilotando minha moto na BR-428, quando sofri o acidente, se eu estivesse sem o capacete talvez não teria sobrevivido”, revela Maurício.

Curso de direção defensiva para motociclistas é oferecido em Petrolina

  1. educação já disse:

    Infelizmente o povo brasileiro nãov é educado para seguiras regras.
    Iniciativas como essas são importantes para que as pessoas se conscientizem e vejam que na estrada todos tem sua parcela de resposnabilidade.

  2. MC disse:

    Talvez pudessem ministrar um curso de direção, simples e básica, antes de entrar no ‘avançado’ da defensiva. O que temos visto é uma direção cada dia mais agressiva, por ambos os tipos de condutores, de carros e motos, numa briga sem fim por espaços que apenas o respeito seria bastante para delimitá-los… O que se vê é que o custo Brasil tem aumentado, com um sem número de motociclitas se acidentando dia a dia, ocupando os serviços de saúde por pura imprudência e arrogância, para não dizer imbecilidade….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários