Críticas à Compesa viram mote de campanha municipal, mas líder de Lóssio nega

por Carlos Britto // 08 de junho de 2011 às 20:43

As constantes reclamações dos petrolinenses contra os serviços da Compesa, cedo ou tarde, iriam se transformar em pano de fundo para a campanha municipal que se avizinha. E vieram cedo. O que não significa, necessariamente, uma surpresa. Petrolina já é conhecida por antecipar debates políticos. E foi exatamente isso que aconteceu na sessão de hoje (08), na Casa Plínio Amorim.

Aborrecido por ser criticado pela bancada de oposição na última segunda-feira (06), quando não pôde estar presente, o líder governista, vereador Dr. Pérsio Antunes usou a tribuna para devolver cada comentário feito contra ele por alguns vereadores oposicionistas. Num duro discurso de quase 20 minutos, apesar de ter negado que tinha conotação política,  Dr.Pérsio ratificou tudo o que disse na semana passada, de que os vereadores aliados do governador Eduardo Campos (PSB) estão “calados” em relação à falta d’água e outros problemas ocasionados pela Compesa. E foi longe.

Logo no começo, o líder governista voltou a lembrar uma recente pesquisa que coloca não apenas a Compesa, como também a Celpe, entre as piores prestadoras de serviço do País. Depois, perguntou ao colega Dedé da Simpatia (PSDB), um dos que o criticaram, o porquê do governador Eduardo Campos (PSB) ainda não ter pago, há cinco meses, os pipeiros que atuam na zona rural de Petrolina e de outros municípios sertanejos.

Sobrou também para a presidente da Mesa Diretora, Maria Elena (PSB). Segundo Dr.Pérsio, em agosto de 2009 ele havia solicitado a presença de representantes da Compesa na Casa para explicar o plano de metas firmado em 2007 com o governo do estado pelo então prefeito Odacy Amorim (PSB), responsável pela extinção da Águas de Petrolina, empresa criada na terceira gestão de Fenando Bezerra Coelho e que seria a gestora do serviço. A vereadora, aliada de Eduardo e Odacy, foi uma das que aprovaram o projeto.

Dr.Pérsio ressaltou que até hoje, nenhuma da metas do plano – de garantir água tratada nas áreas urbana, rural e ribeirinha do município – foi alcançada (veja matéria amanhã cedo). E em dezembro de 2010, o prefeito Júlio Lóssio (PMDB) enviou um projeto que contempla o Plano Municipal de Saneamento de Petrolina. O projeto recebeu um substitutivo do vereador Osinaldo Souza (PSB), e da forma como ficou, Lóssio preferiu retirá-lo de pauta.

Segundo o governista, a oposição tenta barrar o projeto porque, pelo Plano Municipal de Saneamento, o Executivo tomaria as rédeas do serviço de água e esgoto em Petrolina – o que, em tese, implicaria numa quebra de contrato com o estado. “Eles não querem porque será a prefeitura quem assumirá”, afirmou.

Sobre as críticas de que as obras do prefeito são oriundas do governo federal, Dr.Pérsio também não deixou barato. Lembrou que o mesmo mérito que ex-prefeito Fernando Bezerra Coelho teve em viabilizar obras como o Centro de Convenções ou a duplicação da Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, é o de Lóssio em conseguir implantar creches ou quadras. “Se o mérito foi de Fernando, porque com o prefeito querem atribuir o mérito ao governo federal? O dinheiro não é do presidente, do governador nem do prefeito. É do povo, que paga e gera impostos nesse País”, desabafou.

No final da sessão, o líder garantiu não ter feito discurso político nem antecipado o debate municipal, como ressaltou ao Blog o vereador Osinaldo. “Apenas fui me defender. Meus colegas foram antiéticos e antidemocráticos, ao me criticarem na minha ausência. Mas não guardo ressentimentos”, finalizou.

Por Antonio Carlos Miranda

Críticas à Compesa viram mote de campanha municipal, mas líder de Lóssio nega

  1. Chico Tim disse:

    Pela falta de seriedade política, acabar com a miséria é a lascívia que deseja satisfazer, não suprimir.

  2. ROMILSON JANUARIO disse:

    Parabéns vereador Dr. Percio, o povo precisa SIM de políticos que defendam os interesses do povo e não de partidos, parabéns por discursar em favor do povo que quem poucos representantes para brigar a favor de nós.

  3. Osvaldo disse:

    Denunciar a COMPESA não é politica é repetir as reclamações da população de Petrolina, insatisfeita com tantos problemas causados por uma empresa que tem que fornecer um serviço essencial.
    O que eles estão fazendo é tapar buracos e nada para renovar e cuidar antes de ter problemas.
    DENUNCIA sim. E ação !

  4. carro pipa disse:

    DR PERCIO ESTAR CERTO OS VEREADORES DA OPOSIÇÃO SABEM BATER NO PREFEITO POR QUE É PEQUENO MAIS NÃO FALA NADA DO GOVERNO DO ESTADO DEDE SABE QUE OS CARROS ESTÃO SEM RECEBER DEIS JANEIRO POR QUE ELE NÃO FALA NADA TÁ COMEDO DO QUE NÃO É BOCUDO

  5. DEOMIRO SANTOS disse:

    Isso é falta de sintonia administrativa entre o Governo do Estado de Pernambuco e a Prefeitura Municipal de Petrolina. Quem perde? somos todos nós que amamos Petrolina e queremos sempre vê-la bela e linda, com muito investimento que venham melhorar a vida dos cidadãos daqui de Petrolina.

    Os políticos de forma geral no Brasil são todos provincianos e não aceitam e não perdoam aqueles que fazem críticas. Não pode ser assim, quem assume o público tem que está preparado para receber críticas justas e injustas. Em todas elas tem que saber tirar o melhor proveito. E TRANSFORMAR EM AÇÕES POSITIVAS PARA O BEM ESTÁ DA SOCIEDADE.

  6. Edna disse:

    Lembro-me como se fosse hoje, quando Fernando Bezerra estava com a eleição praticamente perdida e passou a PROMETER AO POVO DE PETROLINA que a COMPESA seria municipalizada, que ele já tinha ganhado o processo na justiça e que o então governador Jarbas não poderia fazer mais nada. Foi uma das maiores estratégicas políticas que já presenciei. O povo aplaudia, vibrava. Ele falava que ia investir toda a dinheirama da COMPESA para reformular o abastecimento d’agua e que em 6 meses estaria tudo resolvido. Mas para isso ele teria que ser reeleito. Alguém ainda lembra ou todos já esqueceram? O que foi feito? Gente!!! Compesa, Hospitais e Funcionários Públicos municipais são os que mais elegem ARTÍSTAS, o que também foi o caso de Dr. Júlio Lóssio, iludiu todo um corpo de funcionários da prefeitura e o que eles recebereram como retorno? ABSOLUTAMENTE NADA!!!

  7. Manoel Nascimento disse:

    cadè o DINHEIRO das vendas dos bens publicos que foi vendido??? -Vocês falar da compesas cadê o Dinheiro dos imposto, que seu governo ñ calçou nenhuma rua , Odacy pelo menos calçou 120 ruas , e botou carros viatura da policia e samu do seu cargo ñ vei nada ñ fez nada em petrolina só fez prometer, seu cargo e até janeiro e ADEUS até mais nunca , governo mais ruim de petrolina , as casa que o seu gorveno disse que tinha dando , casa quem tá dando é Lula , que eu saiba programa é casa minha vida ñ tem nada a vê com prefeitura , vcs pensam que o povo é besta é mais inteligente que vcs, seja uma pessoa humilde explique a população o que é casa minha vida..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários