Um sistema de comunicação alternativa para tablets, desenvolvido pelo analista de sistemas, Carlos Edmar Pereira, tem ajudado pacientes que não conseguem se comunicar. O programa ‘Livox’ foi desenvolvido a partir da necessidade de Carlos em se comunicar com sua filha Clara Pereira, que nasceu com paralisia cerebral.
Agora, Carlos está disponibilizando este programa de forma gratuita para pacientes que tenham dificuldade de comunicação. O aplicativo pode ser operado pela própria pessoa ou por um interlocutor, que pergunta o que ele deseja expressar. O Livox fornece a conversão de texto em voz com sons naturais.
O software é simples, mas precisa ser adaptado de acordo com as necessidades de cada paciente, por isso a fonoaudióloga, Geisa Couto, acompanhará Carlos, para realizar de forma individual a adaptação do programa.
Criador do aplicativo em Petrolina
O idealizador do Livox chega a Petrolina no próximo dia 6, quando ministrará uma palestra para familiares de pacientes que necessitam de ajuda para se comunicar. O programa é indicado para pessoas quem têm autismo, esclerose lateral, esclerose múltipla, pacientes que fazem traqueostomia, paralisia cerebral, sequelas de derrames ou outras patologias que impeçam a fala.
Em Petrolina, a fonoaudióloga Sandra Beltrão abraçou a causa e está se mobilizando no sentido de ajudar as pessoas que precisam deste tipo de recurso. De acordo com Sandra, o aplicativo é uma solução para muitas pessoas que não conseguem se comunicar. “Eu trabalho com isto há muitos anos e quando conheci este trabalho fiquei emocionada com a possibilidade de ajudar tantas pessoas que estão dentro de um corpo sem poder se comunicar, falar o que estão sentindo a até mesmo mostrar as dores que estão enfrentando”, afirma Sandra.
Sandra explica ainda que o livox só pode ser executado com a ajuda de um tablet, por isso uma lista está sendo elaborada para ajudar as pessoas que não tem condições de adquirir o aparelho. “Nós estamos trabalhando buscando colaboradores para ajudar estas pessoas que tem a necessidade do aplicativo, mas não podem adquirir o tablet, então vamos elaborar uma lista e de acordo com a necessidade de cada paciente vamos disponibilizar o tablet gratuitamente para cada paciente”, explica a fonoaudiólogo.
A palestra será ministrada às 20h no auditório do hospital HGU. As famílias interessadas em adquirir o programa devem participar da palestra para conhecer as vantagens e a forma de operar o sistema. Outras informações sobre a iniciativa podem ser obtidas através do número (87) 3035-3300 ou na Unicenter, localizada na Av. Souza Filho, nº 822, Centro.
De acordo com a fonoaudióloga, Sandra Beltrão, o aplicativo será disponibilizado apenas para pacientes, uma vez que a iniciativa não tem fins comerciais.



Gostaria de receber informações de como adquirir o aplicativo, sou fonoaudióloga e gostaria de utilizá-lo com os meus pacientes.
Agradeço desde já,
Cíntia Botelho
te: (21)2665-0526
cel: (21) 9996-0810
por favor minha esposa tem cancer na garganta , operou , usa traqueostomia permanente , e teve que tirar a laringe , nao pode falar mais , gostaria de saber como posso conseguir este programa para instalar no tablet dela , para ela poder se comunicar com as pessoas atraves do audio do tablet de tudo que digitar no tablet
meu telefone é (11) 94322856
(11) 994322856