Cremepe recomenda à Secretaria de Saúde de PE priorizar leitos de UTI a quem tem mais chance de sobreviver do coronavírus

por Carlos Britto // 29 de abril de 2020 às 19:28

Foto: Ilustrativa/Silvio Ávila/AFP

Diante do cenário crítico causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Pernambuco, o Conselho Regional de Medicina (Cremepe) divulgou uma recomendação definindo critérios de prioridade na internação dos pacientes infectados com coronavírus em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na falta de leitos para atender a demanda terapêutica. O documento já foi encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde (SES), segundo a entidade.

Pelo Cremepe, os leitos de UTI devem ser priorizados para quem tem mais chances de sobreviver.

A recomendação leva em consideração, entre outros fatores, o aumento no número de casos de insuficiência respiratória grave, que ameaça criar um desequilíbrio substancial entre as reais necessidades clínicas da população e a disponibilidade efetiva de recursos avançados de suporte à vida. Existe ainda a possibilidade do esgotamento absoluto na abertura de novos leitos e a necessidade de desenvolver ferramentas para atender a esta demanda em Pernambuco.

Além disso, o Cremepe alerta para o fato de que Pernambuco enfrenta uma franca aceleração da curva epidêmica de Covid-19, o que causa uma pressão imensa no sistema de saúde, com taxas de ocupação dos leitos de UTI no limite.

Cremepe recomenda à Secretaria de Saúde de PE priorizar leitos de UTI a quem tem mais chance de sobreviver do coronavírus

  1. Adriano Souza disse:

    Já pensou se essa recomendação partisse do presidente? O mundo caía!

    1. MARCIUS disse:

      É justamente por conta das recomendações dele que essa medida poderá ser adotada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários