Na última quinta-feira (19) o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, assinou ordem de serviço para a construção da sexta creche em sua gestão, desta feita no bairro João XXIII.
Ao total 18 Escolas de Educação Infantil serão construídas, sendo que cinco já estão em fase de conclusão e serão entregues a partir do mês de maio. O número representa o início da redução do déficit histórico de Juazeiro, que há mais de 20 anos não recebe nenhuma unidade.
O ato público, que foi realizado na Escola Municipal Maria Franca Pires, contou com a presença do prefeito Isaac Carvalho, do secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, vereadores da base aliada, comitiva de governo e comunidade.
A creche do João XXIII será do tipo C, atenderá 120 alunos e sua estrutura contará com quatro salas pedagógicas, laboratório de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria e banheiros com acessibilidade, entre outros ambientes.
Mas, o comunitário do bairro João XXIII, Pedro Militão Filho, que é petista ligado ao ex-prefeito e suplente de deputado federal Joseph Bandeira, coloca em dúvida a concretização da obra. Pedro argumenta que em fevereiro de 2009, logo no início da gestão, o prefeito Isaac e o ex-minsitro dos Esportes, Orlando Silva, assinaram ordem de serviço para a construção da “Praça da Juventude”, na área da antiga estação.
Depois o projeto foi transferido para o bairro Malhada da Areia, alegando que o terreno no João XXIII pertence à Ferrovia Centro-Atlântica, e até o momento a obra de Praça da Juventude não teve andamento. Para Militão, com essa creche, pode se repetir o que houve com a Praça da Juventude.
A gestão municipal, sem se importar com a desconfiança do comunitário, anuncia que a creche vai ser construída em tempo recorde e que no cronograma de ordem de serviço, os próximos bairros beneficiados serão: Dom Tomaz, João Paulo II, Piranga I e II, Pedro Raimundo, Piranga Velha, Parque Residencial, Jardim Flórida e Itaberaba.
Todas as unidades foram conseguidas através de articulação política e parceria com o governo federal. As cinco primeiras são provenientes do “Pro-Infância”, as outras dez do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) e três do projeto de intervenção urbana, também do PAC II.



Meu chará Pedro, outro dia ouvi o prefeito de Juazeiro dizendo numa rádio que existe uma torcida do contra, que puxa a cidade pra baixo, quanto pior melhor… to começando a creditar.