A segunda reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública de Petrolina (COMSEP), que aconteceu essa semana, marcou a posse dos novos membros que vão compor o colegiado no período 2025/27. Os membros empossados na entidade representam a sociedade civil e lideranças comunitárias. Os novos conselheiros realizaram as suas inscrições e atenderam a todos os critérios para o processo de cadastramento e votação.
Durante a reunião foram apresentados dados da segurança pública referentes à atuação da Guarda Civil Municipal (GCM), bem como levantamentos realizados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio do Observatório Municipal de Segurança Pública, que tem como finalidade monitorar indicadores, analisar informações e subsidiar a formulação de políticas públicas mais eficazes no enfrentamento e na prevenção da criminalidade. Ainda na apresentação, verificou-se que os principais indicadores da Guarda Civil Municipal no ano de 2025 apontaram predominância de atendimento em apoio ao Samu e a pessoas em surto psicótico.
No mesmo levantamento foi apontado que o segundo maior indicador na atuação da GCM são os chamados referentes à Lei Maria da Penha. Comunitários e presidentes de associações de bairros participaram da reunião e aproveitaram o momento para esclarecer dúvidas sobre os investimentos, atuação e equipamentos disponibilizados pelo município para auxiliar na paz e ordem no município.
O presidente da Associação do bairro João de Deus, José Adailson Clementino, destaca a importância da participação das comunidades na construção das políticas públicas no município. “O conselho vai possibilitar o conhecimento dos números dentro de cada bairro, além dos tipos de ocorrências que indicam a violência. Desta forma, podemos direcionar as ações e elaborar estratégias para enfrentar a criminalidade“, explicou.
SIMSEP
O Conselho Municipal de Segurança Pública integra o Sistema Municipal de Gestão Integrada de Segurança Pública de Petrolina (SIMSEP), que busca fortalecer a articulação entre os órgãos que compõem a rede de segurança e justiça, promovendo ações coordenadas, integradas e baseadas em dados para prevenção e enfrentamento da violência.


