Acontecerá nesta sexta-feira (14) a sétima Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Saúde de Petrolina.
O evento começa às 8h no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e tem como objetivo a deliberação e aprovação do projeto para implantar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas no município.



Deveriam deslocar o atendimento da upa para a Cohab massangano, descentralizar o atendimento.
É impressindível o debate sobre esse modelo de atenção à saúde da população. Ao desvirtuar ou subestimar a capacidade de resolução da Estratégia de Saúde da Família, os governos têm optado por alimentar a ganância desmedida e apoderamento do sistema de saúde pela classe médica. UPA significa atenção de média complexidade, salários maiores aos médicos que lá atuarem. Numa região onde a saúde encontra-se desmantelada em sua organização primária e com uma conhecida escassez de profissionais dispostos a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e muito mais comprometida com sua própria qualidade de vida isso me preocupa. Mais um meio de desviar os profissionais para um serviço que jamais terá o potencial de resolutividade que tem a ESF. Mais um sequestro de nossa saúde, mais uma vez reféns desse cartel, ou dos leilões ou dos demandos dessa classe que de tão fundamental achou-se no direito de quebrar o SUS e aprisionar a população nos “planos de saúde”.
Equipes de Saúde da Família bem estruturadas, próximas da comunidade e com profissionais comprometidos com a sua nação… chegaríamos rapidamente aos 80% de resolutividade esperada pela atenção primária. Mas com a saúde básica sucateada e com o retrocesso da centralização (AME’s) continuaremos muito distantes do ideal de UNIVERSALIDADE, INTEGRALIDADE E EQUIDADE.
Mandaremos notícias amanhã.
Luciana Mendes – Presidente do Conselho Municipal de Saúde
Mais uma instalação, cade os medicamentos para Diabeticos, cade os insumos, cade Endrocrologista, cade a nutricionista, falta mais sensibilidade com a saude publica, o conselho municipal deveria somente aprova qdo tivesse remedios, insumos e toda equipe de profissionais instalado dentro das AME e UPA, não adianta ter somente o esqueleto de parede pois a mesma não salva ninguem, VIVA a MORte do SUS, Viva Morte das pessoas pela falta de assistencia medico farmeceutica,VIVA os Politicos………… enfim so sofre os usuarios do SUS o povo tem que se manisfestar chega de balança a cabeça com largatixa. vamos a rua, vamos as praças, vamos reunião do conselho dizer não as construção de AME e UpA.
Lamentavel mais petrolina tem a pior politica de saude publica. em especial para Diabeticos e Hipertensos..