A redução dos índices criminais na Bahia em 2025 foi um dos temas da reunião ordinária do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conesp). O encontro foi realizado na tarde de quarta-feira (26), no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP.
Entre janeiro e a primeira quinzena do mês de novembro deste ano, a Polícia Civil (PCBA) registrou uma queda de 11,4% nas ocorrências de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte. Nenhum caso de explosão de agência bancária e a diminuição dos roubos e furtos de veículos também foram expostos para os integrantes do Conesp.
“Aumentamos em 26% as prisões de criminosos e retiramos 6.251 armas de fogo das ruas (+ 17%), após intensificarmos a integração entre as Forças Estaduais e Federais e implantarmos a doutrina do Policiamento Orientado pela Inteligência”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Ele acrescentou ainda que em fevereiro de 2026 será realizada eleição para novos conselheiros. “É imprescindível que os movimentos sociais e sindicais participem do Conesp. A união de esforços é fundamental para qualificarmos a atuação das forças policiais e de bombeiros”, completou Werner.


