Conheça um pouco o perfil do novo bispo de Petrolina

por Carlos Britto // 27 de julho de 2011 às 16:28

Dom Manoel dos Reis de Farias, 65 anos, é o novo bispo de Petrolina. O anúncio foi publicado hoje (27) no Jornal Oficial do Vaticano em Roma e divulgado pela manhã durante uma missa na Catedral.

Dom Manoel nasceu em Serra Verde, município de Orobó, em Pernambuco, no dia 23 de abril de 1946, mas atualmente mora em Patos, na Paraíba.

Cursou o primeiro e segundo graus no Colégio Pio XII dos Irmãos Maristas, em Surubim (PE); fez Filosofia no Instituto Estrela Missionária em Nova Iguaçu (RJ) e Teologia na Escola Teológica do Mosteiro de São Bento em Olinda (PE); formou-se em Direito Canônico pelo Instituto Superior do Rio de Janeiro, filiado à Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Exerceu os seguintes ministérios: Reitor da Casa de Formação dos Seminaristas da Diocese de Nazaré-PE (1985-1986); Vice-Reitor do Seminário Arquidiocesano de Olinda e Recife (1987); Pároco de São Sebastião, em Machados-PE (1988-1990); Pároco do Divino Espírito Santo em Paudalho (PE) e Diretor Espiritual dos seminaristas maiores da Diocese de Nazaré (1990 até novembro de 2001); Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da Diocese de Nazaré.

A posse do novo bispo está marcada para o dia 1º de outubro deste ano. Até lá Dom Frei Paulo Cardoso segue como administrador apostólico da Diocese de Petrolina. (com informações de agências)

Conheça um pouco o perfil do novo bispo de Petrolina

  1. Abelardo Coelho disse:

    Seja bem vindo Dom Manoel.
    Que Deus o ilumine e proteja nesta nova caminhada.
    Com certeza, todos cristãos Petrolinenses e de cidades da nossa Diocese irão lhe acolher de braços abertos.
    Quero através deste Blog, agradecer ao Dom Frei Paulo Cardoso, por relevantes serviços prestados a esta região que, é de um povo honesto, trabalhador, hospitaleiro e que não deve nada a ninguem. Mas, minha gente, com todo respeito e como cristão, falo do fundo do meu coração. Já estava na hora dele se aposentar, descansar e ao lado do seu irmão o Dom José Cardoso, ocupar aquele belo espaço do mosteiro de Goiana, na Zona da Mata Norte daqui de Pernambuco, ou então, voltar para Minas Gerais terra natal dos mesmos.
    Abraços.
    Abelardo Coelho.

  2. Karla disse:

    Achar obrigatória a aposentadoria de Dom Paulo e pior ainda, dizer pra onde ele tem que ir, é no mínimo deselagante. Quem assim se manifesta não o conhece, nunca foi numa Romaria em Santa Cruz, pra ver a força e a fé de um Bispo de 77 anos que deixa muitos jovens com “inveja”. É uma dos momentos que eu vou sentir mais a ausência dele. Vê-lo incasavelmente conduzindo multidões e dando atenção ao povo pobre e humilde, sem distinção, com simpatia e humildade.

    DOM PAULO O POVO DO SERTÃO PERNAMBUCANO JAMAIS TE ESQUECERÁ

  3. Abelardo Coelho disse:

    Karla,

    Boa tarde.

    Prezada, nada contra o Dom Paulo,o que ele fez e deixou de fazer em Petrolina, realmente, ele cumpriu o seu papel direitinho.

    Como exemplo?
    A transferência daquele Padre desta Diocese, que, não estava cumprindo as normas e derteminações da iIgreja e o que é viver realmente dentro de um Celibato….

    Mas, minha cara Cristã, a Igreja tem que inovar, mudar, abrir as portas para o seu povo, com Padres, Freiras e Bispos com outra mentalidade, acabando com certos tabus, restrições, prosseguindo e trabalhando em cima do legado e do exemplo de amor, que, foi vivido por João Paulo II ….

    A exemplo disso, só para você ter uma idéia, a Igreja da Sé em Olinda, ficou exatamente 63 anos fechadas, parecia um museu e para que?
    Por qual motivo, ora, para quem não sabe a mesma é a Igreja Matriz de toda Arquidiocese de Olinda e Recife.
    É a igreja Mãe de todas e foi aberta agora na gestão de Dom Fernando Saburido, com missas todos os dias.
    E a maioria das às Igrejas históricas de Olinda e Recife, estão abrindo para o público, com horário estabelecido…. Pois, era uma vergonha, muitos turistas, saiam daqui decepcionados, quando iam vizitar tanto Olinda ou Recife, encontravam às mesmas fechadas.

    É por isso, que, por falta de uma ideologia Cristã, mais frequente na Igreja, com certas restrições, como exemplo: Os Padres, Freiras não podem casarem e constituirem famílias.

    O que está acontecendo?

    Em cada esquina existe uma “BARRACA” com nome de Igreja não sei qual a denominação e das quantas, com seus Pastores e Diacónos casando, porque podem procriar…. Dentro das suas doutrinas estão “operando milagres, curando todas as enfermidades, fazendo cego enchergar, paralítico andar, entre outras”….
    Pura hipocrisia e picaretagem, roubando e explorando a fé dos ignorantes.
    Isto é que eu não aceito e tem que mudar, com fé em Deus.
    Abraços.
    Abelardo Coelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários