No último dia do Congresso da UVP, realizado em Petrolina, duas palestras de destaque encerraram no dia de ontem (28) a programação do evento, que reuniu vereadores de diversas regiões de Pernambuco e de Estados vizinhos. O vereador anfitrião, Ronaldo Cancão, apresentou a palestra “Vida ao Velho Chico”, compartilhando experiências de expedições realizadas ao longo do Rio São Francisco, desde Petrolina até São Roque de Minas (MG), onde nasce o rio. Em sua fala, Cancão alertou para o cenário crítico de degradação enfrentado pelo Velho Chico, destacando a necessidade urgente de ações de preservação.
Na sequência, o advogado Marcílio Rubens Gomes Barboza, presidente da OAB subsecção Petrolina, abordou temas relacionados às Políticas Públicas de Segurança. A apresentação trouxe reflexões sobre os desafios e caminhos para a construção de uma segurança pública mais eficaz no âmbito municipal.
Com essas apresentações, o presidente da UVP, Léo do Ar, oficializou o encerramento da programação do congresso estadual, que também marcou o fim do calendário legislativo deste ano. As atividades da entidade serão retomadas apenas em 2026.
A edição deste ano contou com painéis sobre participação feminina e juvenil na política, regimentos internos, leis orgânicas, fiscalização parlamentar, contratações diretas, atualização de portais de transparência, conjuntura política, inovação eleitoral e legalidade de subsídios e verbas indenizatórias. O evento teve ainda a presença da governadora Raquel Lyra, do prefeito Simão Durando, do presidente da Câmara de Petrolina, Osório Siqueira, do presidente da Assembleia Legislativa (Alepe), Álvaro Porto, além de outras autoridades municipais, estaduais e federais.



Vamos deixar de balela, Petrolina.e a maior cidade às margens do São Francisco, mas vamos perguntar, os seus esgotos que são jogados no Rio São de fato tratados? Claro que não!!!!!!!!@