Depois de 38 anos de água sem tratamento no povoado de Nova Descoberta, área irrigada de Petrolina, o comunitário Ademilson Ferreira, o ‘Irmão Jorge’ (foto) não esconde a indignação pelos prejuízos à população por conta da falta do serviço. “É um absurdo, a água que utilizamos vem bruta do rio São Francisco, é muito descaso. Isso é uma questão de saúde pública, nossas crianças estão sempre adoecendo e não temos qualidade de vida”, reclamou.
De acordo com o comunitário, para amenizar os danos, os agentes comunitários de saúde orientam a população a utilizar dosagem de cloro por conta própria, misturados aos litros d’àgua para cozinhar e beber.
Ele explicou ainda que uma obra no valor de R$ 12 milhões já foi iniciada pela Codevasf para resolver o problema, mas há um mês está embargada pela prefeitura municipal por falta de licença ambiental. “Parece que o prefeito não tem pena da gente, depois de tantos anos sem água tratada, ele além de não fazer, ainda atrapalha a obra de quem faz, e quem paga o preço é a gente”, conclui.
A assessoria de comunicação da prefeitura de Petrolina já foi informada sobre o assunto. Estamos aguardando uma resposta.


