Comunitária denuncia poluição sonora no Bairro João de Deus

por Carlos Britto // 13 de maio de 2016 às 12:34

espaço de festas joão de deus

Revoltada com o abuso praticado por um espaço de festas no Loteamento Bela Vista, no Bairro João de Deus, zona oeste da cidade, uma comunitária pressiona as autoridades públicas por providências. Ela conta que a vizinhança já não aguenta mais o volume de som nas alturas que vem do local, e não apenas nos fins de semana.

Confiram:

Carlos Britto,

Quero aqui registrar denúncia sobre um fato grave de desrespeito à Lei Municipal que regula sobre poluição sonora aos moradores da Rua Marina Coelho (também conhecida como Rua João Salgueiro), no Loteamento Bela Vista, bairro João de Deus, nas proximidades do IF Sertão-PE (antiga Escola Técnica). Trata-se do Espaço de Festa Bela Vista. O estabelecimento está localizado na Primeira Rua do Loteamento Bela Vista, ao lado do canal, da avenida que dá acesso ao IF Sertão-PE.

O estabelecimento aqui citado tem como objetivo a promoção e locação de eventos e festas, normalmente com veículos com aparelhagem de som (”Paredão”), que adentram o imóvel, constituído apenas de um local murado, sem tetos e sem qualquer estrutura para abafar o som, ou os veículos sonorizados são estacionados na entrada do portão do citado imóvel.

As festas não obedecem a dia ou horário para começar e terminar. Às vezes duram dois ou três dias seguidos e o som não obedece a decibéis, a exemplo da última festa realizada no sábado, dia 7 deste mês de maio, às 8 horas da noite, e somente terminou às 5 horas da manhã do domingo. Os moradores já não aguentam mais tanto descaso. Todos sofrem, desde os recém-nascidos, pessoas idosas, doentes, mulheres grávidas e trabalhadores que têm que levantar cedo para ir trabalhar sem o direito de descanso durante a noite.

Já cansamos de reclamar com o proprietário, que dificilmente atende ao telefone. Todas as semanas fazemos denúncia para a PM ir ao local. Todavia eles somente conseguiam que abaixassem o som, enquanto eles estavam no local, e quando os policiais saem, voltando a aumentar, chegando ao extremo, só de pirraça. No entanto, nem a polícia aparece mais quando ligamos. Aliás, eles alegam que temos que recorrer aos órgãos fiscalizadores, que é deles a responsabilidade.

Também já fizemos denúncia no Ministério Público de Pernambuco, conforme Auto 2013/1280595, já há três anos, e nada foi resolvido. Reclamação na AMMA também já foi feita por moradores aqui da rua, ao qual foi pedido por funcionários da AMMA para que fôssemos ao local para fazer fotos, para apresentar junto com a reclamação. Bem, não creio ser correto, além de que é extremamente perigoso para uma pessoa ir ao local da festa privada (estaremos incorrendo no crime de invasão) tentar tirar fotos, com pessoas lá, por certo alcoolizadas, que podem se tornar agressivas e causar até morte. Aliás, só cabe a fiscalização e punição um órgão munido da incumbência para tal, como a AMMA.  

Comunitária denuncia poluição sonora no Bairro João de Deus

  1. FMendes disse:

    Infelizmente no quesito poluição sonora em Petrolina não há nenhum controle. A população que paga seus imposto está refém de tanto abuso. Eu acredito que logo será tema de alguma reportagem em rede nacional.

  2. Servidora Comissionada da Prefeitura disse:

    Existe uma formula de proporção matemática que liga o grau de pobreza com o grau de prazer em fazer barulho.
    Nunca vi esses barracos com som aqui no meu condomínio Sumerville

  3. Cidadão disse:

    Outra reclamação: Poderiam tornar mão unica essas vias ai:

    Sentido 1: Um no sentido BR 407 para IF Sertão-PE
    Sentido 2: Na outra paralela adotariam o sentido contrário IF Sertão-PE para BR 407 ( Essa ai da foto).

    Pois as vias já são pequenas para os atuais fluxos de veículos (princialmente de ônibus) em mão dupla no “horário de pico”.

  4. Morador do Loteamento Bela Vista disse:

    Moro próximo a essa casa de festa, e realmente é insuportável os dias de festa com poluição sonora e perturbação do sossego alheio. Não da pra dormir, nem trabalhar e nem estudar.

  5. Mayza Scott disse:

    Sobre o comentario da Funcionaria Comissionada da Prefeitura, eu quero dizer que realmente ela tem razao em afirmar que “esses barracos com som nao existem aqui no meu Condominio Summerville” porque la os moradores sao de classe A, a elite, onde vive as pessoas que fazem as leis municipai, bem como, faz com que sejam cumpridas para o conforto e bem estar deles, quanto ao resto, os pobres mortais, que tambem pagam os impostos, tal qual a classe A, sao esquecidos pelos seus governantes. Tambem quero afirmar que esses barracos com som somente existe porque a prefeitura forneceu alvara para tal estar funcionando de forma precaria ou ainda esta funcionando na clandestinidade e dai a pergunta que nao quer calar: o que fazem os funcionarios da prefeitura que nao fiscaliza? Fizeram uma lei que regula sobre a poluicao sonora, no entanto nao fiscaliza e ou pune os infratores. Cade a AMMA ( orgao responsavel pela fiscalizacao)? Tem que levantar a bunda (desculpe a expressao) da cadeira e trabalhar, pois a danca das cadeiras ainda funciona no nosso pais, eh so observar os ultimos acontecimentos no cenario politico nacional.

  6. Chega de abandono disse:

    A situação de desrespeito com o cidadão petrolinense está insuportável mesmo.
    Somos atingidos de todos os lados e não há quase ninguém do nosso lado, além de nós mesmos.
    É problemas constantes com a COMPESA, descaso da AMMA quanto a Lei do Silêncio, queimadas constantes e criminosas ao redor do bairro, ruas esburacadas e esse canal maldito que aparece na foto que junta tudo o que não presta, muriçocas, baratas e tantos outros insetos que invadem nossas casas e transmitem doenças.
    Petrolina virou terra sem Lei, os políticos aqui estão mais interessados em seus próprios interesses e bolsos e esquecem que estão lá por nossa causa, que nós os elegemos para que cuidem da gente.
    Deveriam cortar as regalias e ter uma maior fiscalização nos cargos políticos, prq só assim eles estariam lá para servir ao povo e não para engordar as contas deles.

  7. NELIA disse:

    Sou moradora do bella vista, mora atrás do espaço bella vista fest.
    Gente não aguento mais essa falta de respeito, minha mãe tem 75 anos e eu 42 ambas sofre de pressão alta e diabete, tenho as vezes de sair da minha casa na madrugada para pedir que abaixem o som do CARRO, isso mesmo do CARRO, queremos uma solução,e merecemos uma solução.
    poluição sonora é crime, cadê a AMMA e o MINISTÉRIO PUBLICO acordem por favor façam alguma coisa queremos nossos direitos não só no papel e sim na pratica, vamos colocar em pratica!
    A falta de respeitos com IDOSO, CRIANÇA, MULHER GRAVIDA, ESTUDANTE, TRABALHADOR EM FIM COM O CIDADÃO É GRANDE. Acorda PETROLINA acorda AMME acorda MINISTÉRIO PUBLICO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários