Uma nova realidade vai mudar a vida de quem mora em Nova Descoberta e Assentamento Mansueto de Lavor, localizados na região ribeirinha de Petrolina. Em breve, as comunidades serão contempladas com a conclusão dos sistemas de abastecimento de água tratada. O prefeito Simão Durando assinou ontem (14) a ordem de serviço para que sejam iniciadas as obras das adutoras que garantirão maior segurança hídrica àquela população.
Com um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, o prefeito Simão Durando estima que essas adutoras contemplem mais de 10 mil habitantes das duas localidades com água tratada até 2030. A conclusão destes sistemas incluirá instalações como casa de química, abrigo para quadro de comandos, depósito de produtos químicos, casa do caseiro, estação elevatória, filtros, leito de secagem e reservatórios com capacidade de 250m³.
O anúncio das autoras faz parte da programação especial em comemoração aos 128 anos de Petrolina, celebrados ao longo deste mês de setembro. “Essa obra, como tantas outras que temos realizado ao longo desta gestão, tem um significado muito especial para mim, porque é a garantia de que mais 10 mil pessoas sairão das filas dos carros-pipa, e terão água tratada saindo de suas torneiras. Esse é o tipo de obra que me emociona anunciar, me causa imensa alegria porque é a certeza de que melhorará a qualidade de vida, e vai impactar positivamente tanto na saúde quanto na economia local”, celebrou Simão.



Segunda vez que o blog roda essa notícia, o grande problema da obrar é a palavra em breve, isto vai longe, quem sabe quando estiver faltando um mês para eleição comecem a fazer buracos para enganar os bestas.
O sistema de água tratada, isto é, água potável com a menor quantidade de colifórmes fecais aceitáveis para o consumo humano, até hoje, não entrou em funcionamento no Povoado de Pedrinhas. Quem tem condições, compra água mineral para beber, mas mesmo assim, como os demais moradores que não têm condições de comprar água mineral, tomam banho e lavam pratos e talheres, com água diretamente do rio. Água esta, que é sem tratamento algum, rica em colifórmes fecais, o que compromete a saúde desses ribeirinhos, tão corteses com os políticos que possuem casas de veraneio lá ou que visitam esporadicamente o balneário.
Portanto, existe uma caixa d’água e sistema hidráulico pronto, mas que não foi colocado em funcionamento. Houve até inauguração e propaganda com Miguel Coelho, mas essa obra não passou de engodo, já que não distribui água potável para as residências. Mais um pequeno “ELEFANTE BRANCO”!
A CODEVASF, por meio de sua assessoria, informou que o motivo era porque a população não aceitou pagar a tarifa de manutenção de uma pessoa para controlar o sistema. Daí, pergunto: até qyando o povo de Pedrinhas vai continuar bebendo água com fezes, por pura ignorância ou descaso do poder púbico? Porque isso é caso de saúde pública, dever do município e responsabilidade de todos.