Compesa executa obra de melhoria no abastecimento d’água no Sertão do Araripe

por Carlos Britto // 10 de dezembro de 2025 às 09:50

Foto: Ascom Compesa/divulgação

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está executando uma obra de melhoria no sistema de abastecimento do Sertão do Araripe. Estão sendo substituídos dois quilômetros da adutora que levará água da Estação de Tratamento de Água (ETA) Luiz Gonzaga, em Bodocó, para o município de Exu. O objetivo é reduzir vazamentos nesse trecho da tubulação e assegurar a continuidade do abastecimento nos municípios de Exu, Granito e Moreilândia, beneficiando cerca de 90 mil pessoas. O investimento, de R$ 2 milhões, é realizado pelo Programa ‘Águas de Pernambuco’, do governo do Estado.

As equipes de trabalho atuam na saída da ETA Luiz Gonzaga, em Bodocó, onde está sendo implantado o novo trecho da adutora pertencente ao Sistema Adutor do Oeste, que também vem recebendo intervenções em outros trechos para reforçar a segurança operacional e garantir maior confiabilidade no fornecimento de água à região. De acordo com o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, a obra representa um avanço importante para o equilíbrio hídrico da região.

As cidades de Exu, Granito e Moreilândia seguem um rigoroso calendário de abastecimento. Em algumas localidades, o intervalo entre os dias de fornecimento pode chegar a 25 dias, e os estouramentos frequentes nesse trecho da adutora agravavam ainda mais esse cenário. Essa obra vai reduzir significativamente essas intermitências e reforçar a segurança hídrica das populações atendidas”, destacou.

Com previsão de conclusão em fevereiro de 2026, a intervenção vai aumentar a eficiência operacional do sistema e garantir mais estabilidade no abastecimento para as comunidades do Sertão do Araripe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários