Compesa dobra frentes de trabalho para agilizar obras emergenciais de abastecimento

por Carlos Britto // 10 de novembro de 2025 às 17:43

Foto: Blog do Carlos Britto – arquivo

Em seus esforços para normalizar o abastecimento d’água em Petrolina, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) dobrou as frentes de trabalho para acelerar o cronograma das obras emergenciais de requalificação da Estação de Tratamento de Água (ETA) 01, localizada no Centro de Petrolina. A intenção da Compesa é antecipar o prazo para a regularização da distribuição de água, previsto para a próxima semana.

A unidade é responsável por mais de 50% do abastecimento da cidade e, devido à complexidade da operação, o processo vem provocando instabilidades no fornecimento de água com queda de pressão e falta de água em áreas da cidade.

A Compesa esclarece que foi necessário realizar serviços extras de manutenção ontem (9), na Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória – equipamento que também vem recebendo ações de melhorias operacionais devido à falta de investimentos nos sistemas de abastecimento de água da cidade nos últimos anos.

Vazão

Para executar os serviços emergenciais, foi preciso reduzir em 50% a vazão do sistema, iniciativa que comprometeu a distribuição de água do município.  As intervenções foram finalizadas no final da tarde de ontem, e a rede de distribuição segue em processo de recuperação das pressões. A Compesa ressalta que a parada da ETA Vitória também impactou temporariamente a distribuição de água nas áreas atendidas pela ETA 01. A previsão é que o abastecimento seja normalizado gradativamente ao longo do dia.

A Companhia reforça, ainda, que está trabalhando incansavelmente para cumprir o compromisso assumido recentemente de terminar rapidamente as obras emergenciais em curso, que serão finalizadas dentro de uma semana”, destacou a empresa, em nota.

Compesa dobra frentes de trabalho para agilizar obras emergenciais de abastecimento

  1. Sempre alerta disse:

    Não acredito em mas nada dessa maldita empresa

  2. Fábio disse:

    Vergonha de Pernambuco.

  3. A Compesa vem judiando os petrolinenses de maneira bem cruel. Escolas e faculdades suspendendo aulas, pessoas tendo que comprar carro pipa para garantir o abastecimento em suas residências, enfim um verdadeiro descaso. Próximo ano com certeza a população da nossa cidade dará a resposta a essa gestão estadual tão desastrosa e atrapalhada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários