A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) segue em ritmo avançado com a obra para o remanejamento de 8,5 km de adutora localizada às margens da BR-407, em Petrolina. A iniciativa decorre de uma solicitação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) que está realizando obras de requalificação da rodovia.
Até o momento já foram implantados 6,5 quilômetros do total de tubulações previstos. Os serviços para implantação da nova começaram no Bairro Ipsep II, e já passaram pelo Cosme e Damião, Quati e João de Deus. Na sequência, prosseguirá no sentido Univasf/Campus de Ciências Agrárias. A expectativa é finalizar todos os trechos até o final de novembro.
Após essa etapa, serão realizadas outras intervenções – a exemplo de interligações das redes de abastecimento do João de Deus e Cosme Damião, para que todos os bairros atendidos pela adutora sejam conectados às novas tubulações. Até novembro, esta fase também estará finalizada. Neste projeto, estão sendo investidos R$ 3,1 milhões.
Além de atender a demanda do DNIT, a obra irá garantir a segurança e confiabilidade operacional da adutora, já que as novas tubulações são de material mais resistente, o que aumentará a sua durabilidade, evitando a ocorrência de vazamentos e necessidade de reparos com impacto no abastecimento. A Companhia assegura que as intervenções em curso não afetam a distribuição de água dessas localidades e o abastecimento segue normalmente.


