Comissões da Alepe aprovam criação de batalhões da PM no Sertão, Zona da Mata e RMR

por Carlos Britto // 18 de junho de 2025 às 08:16

(Foto: Reprodução)

As comissões de Justiça, de Administração Pública e de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovaram, na manhã de terça (17), Projeto de Lei (PL) nº 3.007/2025, que promove alterações na estrutura da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Encaminhada em regime de urgência, a proposta também recebeu aval à tarde em duas votações no plenário.

O texto cria cinco unidades, sendo três Batalhões de Polícia Militar (BPMs): o 27º BPM em Goiana, na Mata Norte; o 28º BPM em Bezerros, no Agreste Central; e o 29º BPM em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Também institui dois Batalhões Integrados Especializados (BIEsp): em Arcoverde, no Sertão do Moxotó (3º BIEsp); e Barreiros, na Mata Sul (4º BIEsp).

Relator da matéria no colegiado de Segurança Pública, o deputado Joel da Harpa (PL) acredita que mais policiais poderão ser contratados, reduzindo o déficit de profissionais da segurança pública no Estado. “É um projeto extremamente importante. Temos uma turma pronta para se formar que deve integrar esses batalhões. Também há sinalização do Governo do Estado que, após isso, novos alunos farão o curso de praças da Polícia Militar”, observou.

A matéria promove outras medidas, como a substituição da Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur) pelo Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), no Recife. Já a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), em Igarassu (RMR), será transformada no Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários