A Comissão Intersetorial Pró Reforma Agrária (CIRA) realizou ontem (28) sua primeira reunião ordinária em 2025. O encontro ocorreu na 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, em Petrolina, e contou com a presença de lideranças de comunidades das áreas da reforma agrária – incluindo Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, além de representantes da CIRA e da Câmara Técnica da entidade.
Na pauta foram discutidas as ações da CIRA no ano passado, a realização de um seminário sobre o Arcabouço Legal da Irrigação dos Assentamentos da Reforma Agrária e demais projetos sociais, além de informações sobre o andamento da irrigação nos Projetos de Assentamento (PAs) Terra da Liberdade e Água Viva.
Os participantes destacaram a importância da unidade entre os movimentos e entidades para as conquistas e a necessidade de ter instituições como o Incra e a 3ª SR Codevasf alinhadas para atender às demandas das áreas da reforma agrária.



Não é CODEVAS e nem o INCRA sozinhos que vão resolver o problema da REFORMA AGRARIA, ATE MESMO PORQUE ISSO NAO PASSA DE ENROLACAO, senão vejamos, tenho 77 anos e sempre ouvi falar nisso e nunca se quis fazer REFORMA AGRARIA, que diga se passagem, o que se fez até agora de próximo de uma reforma Agraria Ideal, foram os Projetos de Irrigação feitos pela CODEVASF, só que, de 2003 para cá, exatamente com o evento do Projeto Pontal, cujo beneficiária quem vendeu suas terras, o Governo resolveu dar um calote e vendeu o Projeto para só empresa e deixou os verdadeiros necessitados de fora. Mas vejam bem, tudo isso foi feito atendendo as Leis feitas pelo Congresso e com a paci.onia do Governo, pois havia um compromisso com os donos das terras que ficaram a ver navios. Então essa estória de REFORMA Agraria é balela e o pobre coitado continua acreditando e votando nos seus enganadores.