Começam no próximo dia 07 de janeiro e vão até o dia 12 do mesmo mês as inscrições para o processo seletivo para ingresso nos cursos de Graduação (PS-ICG 2012) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Os candidatos interessados devem usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio 2011 (Enem) para concorrer às vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Nesta edição do processo seletivo, as vagas serão divididas por ingresso em duas entradas: no período 2012.1 (janeiro) e 2012.2 (junho). Na edição 1/2012 do Sisu, serão ofertados 15 cursos em todos os campi da Univasf, totalizando 650 vagas. Ao contrário de outras seleções, a graduação de Engenharia Mecânica terá ingresso em 2012.1, sendo o único curso de engenharia do campus Juazeiro com entrada neste período.
Outra mudança importante será na lista de espera, que ocupará as vagas restantes das duas chamadas do Sisu. Essas vagas serão selecionadas pela chamada pública que será normatizada por edital complementar, ainda a ser publicado, mas o candidato deve manifestar o interesse de ficar na lista de espera. Além disso, a política afirmativa de cotas, que reserva 50% das vagas para candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas, ocorrerá até o fim do processo seletivo, inclusive na lista de espera.
Na página do PS-ICG 2012, encontram-se as informações sobre a seleção como editais, termo de adesão e cronograma do Sisu e tirar dúvidas sobre o processo (http://www.srca.univasf.edu.br/?pg=paginas|psicg2012-html). (Da Ascom/Univasf)



Talvez mais importante do que implantar “ações afirmativas” seja garantir que pelo menos parte significativa dos seus alunos nos cursos mais disputados sejam de pessoas da região e de pessoas que REALMENTE querem estudar em uma cidade de interior.
Ah, é impressionante essa política de horários de cursos da instituição. Os cursos mais disputados ficam à mercê de quem possui um bom suporte econômico, perdendo assim talentos, em virtude de muitos desses não poderem cursar a faculdade que mais desejam.
E ainda me falam de ações afirmativas…