O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) inaugura nesta sexta-feira (6), às 16h, em Petrolina, o Núcleo Regional de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado no Sertão (Gaeco Sertão). A nova unidade funcionará no prédio das Promotorias de Justiça da cidade e tem como objetivo reforçar as investigações e operações contra o crime organizado em 24 municípios das regiões do São Francisco, Sertão Central e Araripe.
A solenidade contará com a presença do Procurador-Geral de Justiça, José Paulo Xavier, que destaca a importância da descentralização das ações do Gaeco. “As organizações criminosas, com poderio econômico e tecnológico, ultrapassam as barreiras da capital. Já tínhamos uma equipe do Gaeco em Caruaru e agora daremos uma melhor atenção ao Sertão”, afirma.
Nos últimos 15 meses, o Gaeco executou 21 operações de repressão qualificada, alcançando resultados expressivos. A chegada da nova sede regional a Petrolina busca ampliar esse trabalho, com investimento em inteligência, desenvolvimento de sistemas e convênios com outras instituições para compartilhamento de banco de dados, além do rastreamento de crimes financeiros, tráfico de armas e drogas. O Gaeco Sertão dará apoio às Promotorias das 1ª e 2ª Circunscrições do MPPE, que abrangem os municípios de Afrânio, Araripina, Bodocó, Cabrobó, Cedro, Dormentes, Exu, Granito, Ipubi, Lagoa Grande, Moreilândia, Ouricuri, Orocó, Parnamirim, Petrolina, Salgueiro, Santa Filomena, Santa Cruz, Santa Maria da Boa Vista, Serrita, Terra Nova, Trindade e Verdejante.
Paralelamente à modernização e expansão do Gaeco, novas Promotorias Criminais também estão sendo implantadas em diversas cidades de Pernambuco, como parte da estratégia do MPPE para enfrentar a violência e reduzir a impunidade. A medida é uma das prioridades da gestão iniciada em janeiro deste ano. O evento de inauguração acontece na sede das Promotorias de Justiça de Petrolina, localizada à Avenida Fernando Góes, nº 625, Centro. Mais informações e agendamento de entrevistas podem ser solicitados pelo e-mail imprensa@mppe.mp.brou pelo telefone (81) 9 9315-3285.


