A afirmação dos secretários municipais Orlando Tolentino e Jota Santos acerca do comportamento da Polícia Militar durante a ocupação do Movimento ‘O Vale Acordou’ na prefeitura, ainda repercute em Petrolina e agora no Recife. O comandante geral da PM em Pernambuco, coronel José Carlos Pereira, escreveu ao Blog e saiu em defesa do tenente-coronel Henrique Senna, que está à frente do 5º BPM.
Segundo o coronel, os policiais não agiram de forma divergente durante a visita do governador Eduardo Campos a Petrolina, na última segunda-feira (29), e a ocupação da prefeitura. O comandante fez questão de destacar que não é orientação do Governo do Estado pautar as ações da PM em critérios políticos.
A prova disso seria a redução dos índices de violência através do programa Pacto pela Vida, que atua em todos os municípios, independente de partidos. Carlos Pereira elogia a atuação da PM, ressaltando que o bom senso e o equilíbrio prevaleceram nas negociações para o cumprimento das ordens judiciais, sem a necessidade do uso coercitivo da força.
Confiram:
Na condição de atual comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco e ex-comandante de uma das mais importantes unidades da PMPE, o 5º BPM, venho, outra vez, parabenizar a todos os integrantes do Batalhão Governador Nilo Coelho, desde o soldado mais moderno ao seu comandante, tenente-coronel Henrique Senna, os quais, de maneira irrepreensível, vêm se conduzindo de forma inteligente, eficiente, eficaz e coerente com a legislação em vigor em nosso país, no que se refere ao direito legítimo de manifestação e em cumprimento às determinações judiciais.
Ao contrário do que foi insinuado, provavelmente em um momento de crise – o que deve ser considerado em qualquer análise – o apoio da PMPE às demandas da Prefeitura de Petrolina sempre existiu e sempre existirá, desde que amparado na legalidade.
A Polícia Militar atua de acordo com as diretrizes do Governo do Estado por ser integrante do Poder Executivo Estadual. No entanto, em matéria de Segurança Pública, não há, nunca houve, nem haverá qualquer orientação do governador Eduardo Campos para que a nossa atuação seja pautada em critérios políticos.
Até hoje, nunca recebemos determinação ou recomendação para prescindir de qualquer ação policial em virtude de divergências políticas. O Plano Estadual de Segurança Pública, Pacto pela Vida, é uma política de Estado, e não de governo. O objetivo é reduzir violência em todo o Estado de Pernambuco. E como atingir esse objetivo deixando de lado os municípios politicamente divergentes? E o que seria pior: deixando de lado a própria lei?
O episódio foi recheado de emoção. A gloriosa PMPE, ali representada pelo tenente-coronel Henrique e seus comandados, agiu de forma equilibrada, respeitando o cidadão, obedecendo à lei e com extremo bom senso, totalmente sintonizado com este comandante geral, evitando o emprego coercitivo da força e obtendo o resultado desejado.
Vem sendo assim ao longo dos anos, notadamente durante a atual gestão municipal, com a qual tive a grata satisfação de trabalhar e na qual possuo vários amigos. Não tenho dúvidas de que o imbróglio será rapidamente superado e que, principalmente, os anseios da população petrolinense, da qual eu também faço parte, serão atendidos. Mais uma vez, parabéns aos homens e mulheres que compõem o 5º BPM e obrigado ao povo de Petrolina pelo reconhecimento ao trabalho de sua Polícia Militar!
Cel José Carlos Pereira/Comandante geral da PMPE
Comentário Meu:
O tenente-coronel Henrique Senna foi a grata surpresa em todos esses dias de movimento. Gentil com os guardas municipais, atencioso com a imprensa e extremamente habilidoso no trato com os estudantes. Sem pender para nenhum lado, focado no trabalho e sem se esquecer do lado humano, o tenente-coronel foi muito profissional, sem deixar de sorrir e parecer um gentleman. Sem forçar para parecer um oficial durão, o que pode ter incomodado. É isso aí.



A prefeitura queria que o GATI chegasse descendo a porrada nos manifestantes, parecido com o que os guardinhas (que se acham polícia, mas não passam de vigilantes municipais) fizeram.
O TC foi extremamente habilidoso na condução da situação, como todo oficial que entende seu dever.
olha o nivel de pessoa que os petrolinense votou se tem um prefeito inrresponsavel com povo de petrolina pior é seus secretarios que não tem conhecimento de admistração publica………………
Eu apoio o Tenente Coronel Henrique Sena.
Ele tem demonstrado muita competencia para agir nas situações de conflitos.
Não se pode agir com abuso de autoridade. Se tivesse insucesso nao ação a culpa todinha ia para a PM e a prefeitura sairia debaixo da responsabilidade.
Comandante a Policia tem meu apoio.
Pedro Caldas – Presidente da Associação de Moradores do bairro Vila Eulália
O equilíbrio do Cel. Sena e o desequilíbrio da chefia da Guarda Municipal tão somente reflete a diferença entre quem tem treinamento policial e de vigilante.
Parabéns a competente Polícia Militar e meus pêsames para Petrolina, à mercê do amadorismo da GM, da EPTTC e dessa administração desastrosa.
Amigos olhem a formação do comandante e vejam a dos “puxa” ou secretários.
Esse esnoooop é um fanfarrao mesmo,eu sei quem tu é mané.kkkk
Ai que meda!
Parabéns Coronel Sena. A população de Petrolina está do seu lado e do 5º BPM!
Parabéns ao comando da polícia militar de Petrolina, na pessoa do Tenente Coronel Henrique Sena.
Parabéns para a guarda municipal de Petrolina agiu bem em retirar aqueles protegidos pela politicagem,se na conversa não deu jeito vai de outra forma.