
O município de Dormentes, no Sertão de Pernambuco, sofre com a seca e a falta de água. De acordo com o comunitário Cícero Carlos, as cisternas estão secas e há mais de 15 dias o município está sem água. “Não temos água nem para beber, as escolas estão quase sem aulas”, lamentou no programa Opinião, na Grande Rio AM.
A comunitária Leide, moradora do interior de Dormentes, também participou do programa e acrescentou: “Passamos necessidade de água. Estou perdendo aula na escola porque não tenho como tomar banho”, disse.
A cidade de Dormentes é um dos municípios atendidos pela Operação Pipa, que é coordenada pelo Exército Brasileiro, através do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BIMtz) de Petrolina, e está paralisada temporariamente devido falta de repasse do Ministério da Integração Nacional.
“No mês de agosto trabalhamos com 56% dos recursos que permitiu entregar água até o dia 24 de agosto. A partir desta data foi suspensa a operação exatamente por falta de recursos. Até a presente data o Ministério da Integração Nacional não sinalizou repasse do recurso para a continuidade do programa”, informou o Coronel do 72º BIMtz, Helvétius da Silva Marques em entrevista ao Blog.
Sobre a falta de abastecimento de água no município de Dormentes o Coronel destacou que por conta da paralisação temporária da Operação, pode haver concurso tanto dos governos estadual quanto municipal para o abastecimento de água.
De acordo com o Coronel Helvétius a Operação Pipa atende mais de 325 mil pessoas com distribuição de 233 milhões de litros d’água por mês. São contratados para o programa mais de 460 carros-pipa.



Muito triste esta situação da falta de agua, vamos morrer de sede mesmo, pois aqui no norte de minas tambem a situação é a mesma, gostaria de saber onde anda nosso presidente lula que nos prometeu nao deixar faltar agua pra gente? ano eleitoral e nos aqui nesta situação e depois? peco socorro pra nosso presidente.
Martha
Distribuiçao de agua paralizada em pleno ano eleitoral? como será depois? por ai vcs podem imaginar que será de nós, meu Deus, que coloque juizo e piedade no coração destes politicos pois estamos em epoca de quimadas, muito calor, sede, a seca ta acabando com tudo, a agua pelos caminhoes pipa é nosso salvação, e agora vamos mesmo é morrer, quero ver quem vai as urnas dia 03, só se for eles mesmo.