Com programação intensa de atividades, Campanha ‘Novembro Azul’ é encerrada em Petrolina

por Carlos Britto // 30 de novembro de 2017 às 20:00

Com uma intensa programação de atividades voltadas à conscientização do combate ao câncer de próstata, a Campanha ‘Novembro Azul’ foi encerrada nesta quinta-feira (30) em Petrolina, pela Secretaria de Saúde. A iniciativa contou com oficinas e palestra sobre cuidados masculinos, realizada no CAPS II.

Por entender que os homens não se preocupam com prevenção e exames como as mulheres, as unidades de saúde do município realizaram, durante todo o mês, atividades voltadas a essa faixa de público, a exemplo da AME Maria de Lourdes, no Bairro Antônio Cassimiro (zona norte), que promoveu um mutirão de serviços como avaliação nutricional, testes rápidos para HIV e VDRL, aferição de pressão e glicemia e palestras para desmistificar o tabu acerca do exame de toque da próstata.

Um dos médicos da Unidade Básica de Saúde (UBS) Álvaro Rocha, no Bairro João de Deus (zona oeste), Dr. Flávio Paccelli, passou orientações e esclarecimentos fundamentais aos usuários.

No caso da próstata, há necessidade de fazer sempre os dois exames: PSA, através da coleta de sangue, que detecta a quantidade do antígeno prostático específico, e toque. Este último ainda é um tabu para muitos homens, mas é preciso superar essa questão. É esse procedimento que permite ao médico identificar eventuais alterações na próstata. Quanto mais cedo descobrir a doença, melhor“, explicou.

Junto aos moradores do Jardim Amazonas (também zona oeste), a UBS Dr. José do Nascimento organizou uma ação diferenciada: aulão de zumba seguido da 1ª Corrida e Caminhada Solidária, que contou com a participação de mais de 100 atletas e premiação para as categorias local (moradores do bairro) e geral.

Vulnerabilidade

Os homens que vivem em situação de rua também foram contemplados com atividades durante o Novembro Azul. O Consultório de Rua promoveu um encontro no Centro Pop, que contou com discussões sobre o câncer de próstata, informações sobre doenças como tuberculose e hanseníase e distribuição de preservativos e lubrificantes.

“Através de ações pequenas, mas importantes, conseguimos atingir um grande número de usuários durante o Novembro Azul. Esperamos que os homens se conscientizem da importância dos cuidados, porque o câncer de próstata é o segundo mais comum entre eles”, finalizou a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque. As informações são da assessoria da PMP. (Fotos/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários