
Após anunciarem aliança em Dormentes (PE), no Sertão do São Francisco, o ex-prefeito Geomarco Coelho (PSB) e a ex-candidata a prefeita, Josimara Cavalcanti (PTB), só precisavam afinar os discursos, que ao que parece, já estão bem ensaiados.
Desavenças antigas à parte, os dois demonstram sintonia quando o assunto é a atual administração do prefeito Roniere Reis (PMDB). Em coro, os pré-candidatos defendem mudanças e apontam problemas pontuais que, segundo eles, precisam ser corrigidos no município.
Para Josimara, o grande gargalo é a saúde pública. Em entrevista ao Blog, a pré-candidata fez duras críticas à atual situação do hospital da cidade e informou que alguns pacientes do município permanecem à espera de cirurgias há mais de um ano.
“Temos muitos desafios hoje em Dormentes. a saúde, por exemplo. Vemos um hospital que não atende da forma ideal. Faltam remédios, faltam exames e cirurgias. Tem pessoas aguardando cirurgias há mais de ano. Precisamos humanizar a saúde. Tem gente esperando biópsia e isso não pode. O homem do campo também está abandonado, faltou apoio”, avalia.
Já o ex-prefeito Geomarco aponta as conquistas de sua gestão e diz que entregou o município com “grandes conquistas” que já não são mais vistas na cidade. “Quando administramos Dormentes, deixamos o município numa situação confortável. Tivemos grandes conquistas de hospital, estradas e hoje vemos que Dormentes precisa retomar o crescimento. Nós precisamos de melhorias e não pode continuar do jeito que vai”, disse.
Bandeiras
Mas nem só de críticas caminham os recém-aliados. Além de apontar as ‘amarras’ da atual administração, os pré-candidatos também trazem bandeiras de campanha que prometem atrair os eleitores, principalmente os mais jovens. Uma das propostas é justamente a luta pela implantação de uma extensão da Universidade de Pernambuco (UPE) em Dormentes.
“Uma de nossas lutas é a briga por uma extensão da UPE no nosso município. Sabemos que onde existe uma universidade a cidade se desenvolve e nós também precisamos disso. Os jovens precisam de um incentivo e isso agente tem na educação”, disse Geomarco.
Sem acertos
A aliança dos antigos adversários causou estranheza entre alguns moradores, mas os pré-candidatos já cuidaram em descartar comentários sobre possíveis “acertos” na administração. Segundo eles, a união veio naturalmente e não houve qualquer conversa de favorecimentos e possíveis indicações de secretários num futuro governo.
“Não houve nenhum tipo de conversa. Nossa união vem para cuidar das pessoas de Dormentes, ela não vem com interesses particulares. Não conversamos sobre quem indica quem. Vamos juntar a experiência de Josimara, a experiência que eu tenho como gestor”, explicou Josimara.


