Coluna do Blog

por Carlos Britto // 01 de abril de 2020 às 07:10

Foto: arquivo/Blog do Carlos Britto

Uma barragem de respeito

A Barragem de Sobradinho (BA) caminha para registrar um volume de armazenamento de água que não via há muito tempo. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que a Usina de Três Marias, na região Central de Minas Gerais, atingiu 100% de armazenamento do seu reservatório. E essa água desce pra cá.

Segundo a companhia, passado o período crítico das chuvas, quando a barragem se tornou decisiva para a segurança das populações ribeirinhas do Rio São Francisco, a usina passou a armazenar água para a gestão do período considerado mais seco do ano. Em 28 de fevereiro deste ano, as comportas da usina foram abertas parcialmente para evitar inundações.

Ainda de acordo com a Cemig, no dia 4 de março deste ano houve registro da maior média diária de vazão afluente (a água que chega à represa) dos últimos meses, que chegou a 4.045 metros cúbicos por segundo (m³/s) ao reservatório.

Na segunda quinzena de março, as chuvas previstas para Usina Três Marias perderam força. Assim, a gestão da usina decidiu que não havia mais a necessidade de se manter um espaço vazio no reservatório para amortecer novas cheias.

Durante o ano de 2009, houve chuvas intensas que levaram ao enchimento rápido, bem como alguns eventos de inundação ao longo do Rio São Francisco. Já no início de 2011, os níveis também atingiram valores próximos a 100%.

Apesar das dúvidas de muita gente é muito pouco provável, no entanto, que Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) registre uma cheia como aconteceu no ano de 1979.

Suporte

Para combater os efeitos da pandemia de coronavírus no país, o Senado Federal aprovou uma série de medidas, nesta terça-feira (31). Entre elas, a proposta que garante suporte financeiro a santas casas e hospitais filantrópicos que prestam suporte ao SUS.

Decreto de emergência

Na tarde desta terça-feira (31/03), o prefeito de Lagoa Grande (PE) Vilmar Cappellaro assinou decreto declarando estado de emergência em saúde pública no âmbito de todo o território do município, devido ao Covid-19.

Volta tudo

Quatro dias após ter sancionado o projeto de lei suspendendo, temporariamente, os contratos de trabalhos de centenas de servidores em Serra Talhada, o prefeito Luciano Duque recuou e cancelou o decreto. Ainda de acordo com a lei abortada, estavam suspensas gratificações, contratos, hora-extras e diárias.

Em Exu

O vereador de Exu (PE), Iranley Ulisses, deu sua sugestão para combater o Covid-19 no município sertanejo. Ele propôs à presidência da Câmara de Vereadores que os valores que seriam destinados a diárias, passagens (entre outros), que não forem utilizados, e quaisquer valores excedentes da câmara, além do que poder ser economizado pela Casa, sejam devolvidos aos cofres municipais de forma antrecipada e extraordinária. Iranley quer também a realização de sessões extraordinárias sobre o novo coronavírus, caso aconteçam, de forma inteiramente virtual.

Coluna do Blog

  1. Amigo de Petrolina disse:

    Não entendo o porque que a imprensa está boicotando as ações do governo federal que também são de extrema importância para o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários