Coluna do Blog

por Carlos Britto // 25 de outubro de 2019 às 07:00

Foto: Ascom PMP/divulgação

As articulações para 2020 e o cenário político-eleitoral de Petrolina

O ‘disse-me-disse’ em torno da sucessão municipal 2020 em Petrolina marcou esta semana. Mais do que isso: mostra que a principal cidade do Sertão pernambucano já vivencia com força o clima das eleições do ano que vem.

De um lado, o vereador e líder da oposição na Casa Plínio Amorim, Paulo Valgueiro (MDB), bateu forte quanto às articulações que o grupo político do atual prefeito e virtual candidato à reeleição, Miguel Coelho (MDB), vem fazendo. Além do ex-vereador Dr.Pérsio Antunes – que já caminhou com o ex-prefeito Julio Lossio (PSD) e também com seu desafeto político, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) -, Miguel teria convidado outros dois vereadores da cozinha de Lossio: Ailton Guimarães e Raimunda Sol Posto.

Dr.Pérsio reatou a aliança com o grupo de Miguel, mas Ailton e Raimunda não deram seu ‘amém’. Ao menos por enquanto. Aliado de primeira hora do prefeito, o líder governista Aero Cruz (PSB) argumentou que esse processo de diálogo é natural. E deixou claro que o barco do grupo de Miguel cabe todos que desejem conversar em torno de uma continuidade do projeto de desenvolvimento para Petrolina, independente do lado em que estejam.

É perfeitamente compreensível a bravata de Valgueiro. Mas Aero Cruz está correto ao afirmar que esse diálogo faz parte do jogo. Lossio, quando esteve à frente da prefeitura, também trouxe para seu lado alguns aliados de FBC. O próprio ex-prefeito também se movimenta ao conversar com o deputado estadual Lucas Ramos (PSB), outro que pensa em ser candidato. Até o momento o mais quieto é outro que quer voltar a governar novamente Petrolina, Odacy Amorim (PT), o qual por sua vez sempre deixou claro sua disposição em receber alianças.

O fato é que, como diz Valgueiro, a campanha chegou primeiro do que o réveillon, e cada lado vai usando suas armas como pode. O cenário político-eleitoral de Petrolina vai começando a ser montado e não vai demorar muito para conhecermos esse enredo.

Foguetão pré-candidato

Em Sobradinho, no norte da Bahia, mais um nome se colocou como pré-candidato a prefeito nas eleições de 2020. Trata-se do líder social Junior Foguetão, que já deu o pontapé inicial na pré-campanha, inclusive fazendo uma série de participações nos programas de rádio da região afirmando a sua intenção de concorrer no ano que vem. Foguetão é filiado ao Podemos e se colocou como o único nome da “verdadeira oposição” em Sobradinho.

Clima quente

A temperatura eleitoral vem subindo a cada dia que passa em Serra Talhada (PE), no Sertão do Pajeú. O que não falta é novidade em relação ao prefeito Luciano Duque, que ainda não definiu seu afilhado político para a disputa de 2020. Ou afilhada, já que a secretária de Saúde Márcia Conrado vai se mostrando o nome mais forte. Enquanto isso, Duque vai juntando as pancadas que tem recebido dos adversários. Ou do chamado ‘fogo amigo’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários