Coluna do Blog

por Carlos Britto // 30 de agosto de 2019 às 07:00

Codevasf faz 45 anos e mantém hegemonia nordestina

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) continua considerando a Codevasf vetor importante para todo Vale do São Francisco. Durante as comemorações dos 45 anos da companhia o senador disse é da região conhecida como Polo Petrolina-Juazeiro, considerada a capital da fruticultura brasileira, com 3,8 milhões de toneladas de frutas produzidas por 150 mil trabalhadores em empregos diretos.

Responsável por 90% da manga e da uva de mesa exportadas pelo Brasil, a região teve apoio da Codevasf para melhorar as condições de plantio. O sucesso original da empresa foi transformar terras áridas em perímetros de irrigação pública e o potencial de agricultura irrigada no Brasil ainda é muito grande.

De acordo com o diretor de infraestrutura da empresa, Sérgio Costa, os perímetros irrigados atendidos geram R$ 2,7 bilhões por ano. O novo presidente da Codevasf, Marcelo Pinto, disse que quando a integração do São Francisco for concluída, levará água para 12 milhões de pessoas em 400 municípios em Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

A Codevasf atua em 17 bacias hidrográficas alcançando 27% do território nacional. São 1.641 municípios em 12 estados e no DF.

Criada em 1974 para trazer desenvolvimento à região do Rio São Francisco, a Codevasf foi alargando sua abrangência para a bacia do rio Parnaíba e, em 2017, leis federais incluíram em sua área de atuação bacias cujos rios estão em Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Tocantins e ao Distrito Federal.

A abrangência da Codevasf é, prioritariamente a região do São Francisco, e a atuação nos estados é prevista por emendas de bancada no Orçamento.

Concorrência’ desleal

Houve quem entendesse que o duro tom de alerta do vereador José Batista da Gama (PDT), na sessão plenária de ontem (29) na Casa Plínio Amorim, sobre a possibilidade de algum colega seu tirar uso eleitoreiro de carros-pipas que serão contratados pela prefeitura, tem um motivo claro. Como já declarou que esse é seu último mandato, já que pretender apoiar seu herdeiro político Wenderson Batista em 2020, Zé Batista sabe que essa seria uma ‘concorrência’ desleal.

Baixa no Governo Marcílio Cavalcanti

A gestão do prefeito Marcílio Cavalcanti em Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, sofreu uma baixa. O vereador Zezito Salú (PDT), que estava no cargo de secretário de Governo, deixou a pasta e retornará à Câmara Municipal. Segundo a imprensa da cidade, Zezito teria dito que não houve desavença com o prefeito.

Em busca da reeleição

O prefeito de Santa Filomena (PE), no Sertão do Araripe, Cleomatson Vasconcelos, confirmou que disputará a reeleição, desmistificando boatos que surgiram na região dizendo que ele estaria de olho na Prefeitura de Ouricuri, outro município do Araripe pernambucano.

Coluna do Blog

  1. Defensor da liberdade disse:

    Eu não duvido nada que o “herdeiro” de Zé Batista seja eleito, brasileiro adora enriquecer os filhos dos outros, ele mesmo vive na merda….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.