Coluna do Blog

por Carlos Britto // 11 de abril de 2019 às 07:00

Foto: Ascom Fames/divulgação

Bolsonaro deixa prefeitos apreensivos durante 22ª Marcha em Brasília

A 22ª Marcha dos Prefeitos, que se encerrará nesta quinta-feira (11) em Brasília (DF), é a primeira realizada sob o governo do presidente Jair Bolsonaro. E, pelo visto, os gestores demonstraram certa apreensão com o próprio Bolsonaro, na abertura do evento, terça (9).

Apesar de ouvirem do presidente que seu ministro da Economia, Paulo Guedes, tinha sido autorizado a apoiar uma emenda, em tramitação na Câmara, que amplia em 1% o repasse ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), os mais de 5 mil gestores presentes em Brasília acharam pouco.

A maioria se frustrou pelo fato de Bolsonaro não ter se comprometido em apoiar as demandas levadas pelos prefeitos ao encontro. Nesse contexto estão, por exemplo, os municípios do Sertão pernambucano.

À exceção de Petrolina, que tem uma arrecadação bem maior, a ponto de deixar o município mais livre das amarras do governo federal, outras prefeituras como Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Afrânio e Dormentes (só para ficar nessas) não podem dizer o mesmo.

Com as finanças apertadas, os gestores desses municípios têm tirado ‘leite de pedra’ para garantir os investimentos a suas respectivas populações. E tudo o que eles esperavam do presidente, dentro da realidade econômica do país, eram palavras mais animadoras de Bolsonaro. Vai ficar, talvez, para uma próxima marcha.

Obras hídricas

Responsável por articular a vinda do ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Canuto a Petrolina, nesta quinta (11), o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), ressaltou que o Plano de segurança Hídrica a ser lançado por Canuto é a longo prazo (até 2035, segundo ele). “Mas é um norte que se define para que as bancadas federais possam se mobilizar e abrir espaço no orçamento público federal para que a gente possa viabilizar importantes obras hídricas”, explicou.

Paulo Bomfim na Marcha

O prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim, está participando da 22ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília. O evento tem como objetivo reivindicar igualdade na divisão dos recursos para os municípios, a exemplo do FPM. “Junto com os demais colegas prefeitos da Bahia e de todo o Brasil, lutamos firmes em defesa e fortalecimento dos municípios. A nossa gestão que já conta com a parceria do governo do Estado, também necessita que o governo federal repasse os recursos do Fundo de Participação dos Municípios em fatias igualitárias para assim podermos proporcionar mais qualidade de vida às pessoas”, diz Bomfim.

Trabalho sem condições

O vereador de Juazeiro, Allan Jones (PTC), voltou a disparar contra a gestão municipal. Falando sobre o Samu, o vereador se disse indignado com a situação vista no local. “Estão trabalhando sem nenhuma estrutura“, afirmou, relatando ter visto técnicas de enfermagem dormindo em espuma de colchão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários