Coluna do Blog

por Carlos Britto // 29 de novembro de 2018 às 07:00

(Foto: Arquivo Reprodução)

As novas lideranças e o declínio de comunitários tradicionais

Se havia uma moeda de alto valor nas eleições, por todas as cidades, essa era o líder comunitário. Lideranças de grande penetração chegavam a ser disputadas por políticos  quase que aos empurrões.

Talvez o tempo do verbo não esteja apropriado nesse texto colocado no passado. Mas é certo que esse personagem principal tem mudado de importância e de identidade.

Ficou claro para vários líderes políticos que lideranças tradicionais perderam a força e tem uma moçada nova chegando com um novo viés de trabalho. Claro que se alguém perdeu, não mostrou força, um ou outro se destacou. Mas dos antigos, foram poucos.

Hoje já se tem notícia de um campeonato de bairro realizado por um “não famoso”, com mais de 600 pessoas, uma associação onde um ilustre desconhecido desbancou alguém que entrava nas rádios fazendo média com “o chefe” e apoiado pelo “doutor vereador”. São vários” os novos exemplos.

Cada vez mais acreditamos que lideranças de bairros deveriam ser, na essência, líderes populares em defesa do seu povo, e não fazendo média para ganhar dinheiro de político em tempo de eleição ou arrumar uma “boquinha” no governo.

A política mudou e as concepções também. Tomara que os exemplos, a nova política, também possam contaminar a comunidade e os novos líderes que estão surgindo. Estes devem ser empregados do povo, e não surfistas viciados que pensam no próprio bolso, em detrimento de uma comunidade que espera, somente, postura ética e honesta. É isso aí.

Projetos, só de Decreto Legislativo

Em mais uma sessão plenária semanal, que  começa a partir das 9h de hoje (29), a Casa Plínio Amorim terá alguns projetos. Mas nenhum de lei, só de Decreto Legislativo, pertinentes a concessão de título de cidadania e entrega de medalha.

Paulo Bomfim representa UPB

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, que também é diretor da União dos Municípios da Bahia(UPB), representou a instituição nesta quarta-feira (28) no Hotel Fiesta, em Salvador, no evento do Sebrae, o ‘Empreender Bahia’. O projeto tem como objetivo promover o diálogo sobre o ambiente de negócios favorável para a atuação das pequenas empresas nos municípios.

Câmara de Jaguarari e o ‘troca-troca’ de prefeito

A Câmara Municipal de Jaguarari, no norte a Bahia, se pronunciou sobre o troca-troca de prefeito. Em nota, o presidente Márcio Gomes disse que “não se sabe, até que ponto, algo de proveitoso surgiu dessa situação caótica, visto que os impasses persistem e a população permanece sem a devida assistência“. Márcio ressalta que “somente anseios pessoais parecem ter sido favorecidos nas alternâncias de gestor municipal“, e a Câmara “não pode ser conivente com intuitos que não visem o melhor para os munícipes”.

Gonzaga Patriota prestigia novo ministro

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) participou, na tarde desta quarta-feira (28), do ato que anunciou o nome do deputado federal Marcelo Álvaro (PSL-MG) como ministro do Turismo. O evento, que aconteceu na sede do governo de transição, em Brasília, contou a presença do presidente eleito Jair Bolsonaro e reuniu os membros da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo. Ainda ontem Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto foi confirmado para assumir o Ministério do Desenvolvimento Regional e o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) para a Pasta da Cidadania e Ação Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários