Após mais um São João considerado bem-sucedido, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), no Agreste de Pernambuco, anunciou que vai tirar alguns dias de descanso e se afasta do cargo até o dia 31. Quem assume nesse período é a vice-prefeita Dayse Silva (PSD), que ocupa interinamente a gestão pela segunda vez desde a posse. Na cidade se comenta que longe do papel apagado que muitos vices acabam assumindo, Dayse tem buscado espaço próprio e cumprido agendas sozinha, além de coordenar ações voltadas à primeira infância. E tudo acordado.
Nos bastidores, a relação entre Rodrigo e Dayse é vista como uma parceria funcional. Pinheiro tem dado liberdade aos seus auxiliares, o que contribui para que a vice fuja do estereótipo da “figura decorativa” e se firme como peça atuante na engrenagem da prefeitura.
Nova adversária
Enquanto em Lajedo, os efeitos da decisão do prefeito Erivaldo Chagas (Republicanos) já são sentidos: a vice Socorrinho Duarte, após exoneração, tem sido tratada como adversária e passou a ser vista nos bastidores como nome natural para 2028, ganhando força entre antigos aliados de Erivaldo. O movimento escancarou o isolamento político do gestor, que tenta construir uma liderança própria após romper com o grupo do ex-prefeito Adelmo Duarte, justamente quem lhe deu a mão na primeira eleição.
Avançando
Em Chã Grande, na Zona da Mata Pernambucana, o prefeito Sandro Advogado (Avante) comemora o avanço no índice de alfabetização, que subiu de 55,3% em 2023 para 58,51% em 2024. O vice-prefeito e secretário de Educação, Joel Gomes, atribui o resultado ao foco na base: “A educação vem sendo tratada como uma das responsabilidades em nosso município… Uma alfabetização feita com qualidade se reflete nos anos posteriores, com os estudantes cada vez mais preparados”.
Com Silvinhio
O prefeito de Pesqueira, Cacique Marcos (Republicanos), no Agreste de Pernambuco, declarou apoio irrestrito ao ministro Silvio Costa Filho (PL), afirmando que “estou com Silvinho até debaixo d’água”, e confirmou que segue alinhado à governadora Raquel Lyra (PSD), mesmo que Costa Filho opte por João Campos (PSB) para o Senado



Enquanto em Caruaru se tem uma vice com luz própria, aqui em Petrolina a luz do sol ilumina uma situação de total dependência. O prefeito performa na perfumaria, o vice existe como mera figura decorativa, para eventualidade de perda de confiança do prefeito, enquanto o ‘de fato’ busca espaço de uma candidatura improvável.