O prefeito de Lajedo, Erivaldo Chagas (Republicanos), no Agreste de Pernambuco, exonerou a vice-prefeita Socorro Duarte do comando da Secretaria Municipal de Assistência Social. Socorro acumulava as duas funções, mas vinha se distanciando das diretrizes da gestão. Segundo aliados do gestor, ela estaria até mesmo boicotando ações da administração, o que tornou sua permanência insustentável.
Outro ponto de desgaste foi a decisão de Socorro em apoiar, por conta própria, deputados que não fazem parte do grupo político do prefeito. Erivaldo, que é hoje a principal liderança política da cidade, já havia declarado apoio a Álvaro Porto (PSDB) para estadual e a Felipe Carreras (PSB) para federal, e não gostou da quebra de alinhamento.
Com a exoneração consumada, a vice vê naufragar o projeto de ser indicada como sucessora em 2026. Agora, com o caminho livre, Erivaldo deve ter tranquilidade para emplacar um nome de sua confiança, apoiado por sua popularidade e força política no município. Socorro, por sua vez, terá o desafio de se manter relevante num cenário onde perdeu espaço e visibilidade.
No Vale
O presidente Lula está no Vale do São Francisco, em Juazeiro, do outro lado da ponte, para apresentar os resultados do PAC Seleções 2025, com foco em investimentos na Saúde. Também entra em cena o programa Agora Tem Especialistas, que promete ampliar atendimentos no SUS em parceria com estados e municípios. A ideia é reduzir o tempo de espera em UPAs, ambulatórios e policlínicas públicas ou privadas. Tudo isso com aquele tom de promessa de que, agora, vai.
Infarto súbito
O prefeito de Brejinho, Gilson Bento (Republicanos), município do Sertão do Pajeú pernambucano, sofreu um infarto esplênico enquanto visitava Machu Picchu, no Peru, durante uma viagem de aniversário. Ele chegou a desmaiar no local, foi reanimado por uma médica, passou cinco dias internado no país andino e depois transferido em UTI aérea para São Paulo. Segundo a assessoria, Gilson está fora de perigo e segue em tratamento no Brasil.
Crédito bilionário
O prefeito de Toritama, Sérgio Colin (MDB), no Agreste de Pernambuco, esteve na Câmara de Vereadores nesta quarta (16) para apresentar um Projeto de Lei que autoriza o município a contratar um financiamento de R$ 30 milhões junto à Caixa Econômica Federal, via programa FINISA. Segundo ele, os recursos serão aplicados na construção de um novo hospital municipal, aquisição de equipamentos, além de obras de pavimentação, drenagem, saneamento e melhorias em unidades básicas de saúde.


