Coluna da Folha: PSOL de Petrolina pede para ser mais ouvido

por Carlos Britto // 02 de maio de 2024 às 07:00

Foto: divulgação – arquivo Blog

A direção do PSOL/Petrolina, da Federação PSOL/Rede e a Direção do PSOL/PE lançaram uma nota criticando a condução da legenda em Petrolina, apontando falta de debate e respeito às opiniões dos filiados. Eles solicitam uma plenária onde todos possam se manifestar livremente, inclusive como pré-candidatos, buscando um processo de pré-campanha mais democrático, sem decisões unilaterais.

A falta de transparência nas informações compartilhadas entre os membros da federação também é criticada. Mesmo com o nome de Maria Perpétua sendo ventilado como possível candidata a prefeita, o grupo apresenta a pré-candidatura a prefeito do professor e auditor fiscal aposentado, Antônio José.

A nota conclui solicitando a criação de um comitê político para conduzir o processo eleitoral, com representantes de todas as forças e da Rede.

A lista de signatários e apoiadores da nota inclui uma variedade de pré-candidatos e apoiadores, demonstrando a diversidade dentro do PSOL em Petrolina e a insatisfação com a forma como o processo eleitoral tem sido conduzido até o momento.

Na lupa do TCE

Na última terça-feira, a 1ª Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) analisou um processo de Auditoria Especial de Conformidade na Prefeitura Municipal de Custódia (Sertão do Moxotó), com o conselheiro Eduardo Lyra Porto como relator, que envolveu várias partes, incluindo o prefeito Emmanuel Fernandes de Freitas Góis, o ‘Manuca’. Após análise minuciosa, a Primeira Câmara do TCE-PE, por unanimidade, julgou regular com ressalvas o objeto do processo de auditoria especial de conformidade dos envolvidos. A decisão, embora não seja uma condenação, levanta questões importantes sobre a gestão de Manuca. Afinal, ressalvas não são elogios. São pontos que precisam ser melhorados, ajustados, corrigidos. E isso, em uma gestão pública, sempre tem impacto direto na vida da população.

Água para todos

O prefeito de Brejinho (Sertão do Pajeú), Gilson Bento (Republicanos), juntamente com o vice-prefeito Naldo de Valdim (Podemos) e o deputado estadual Gustavo Gouveia, realizou uma visita à sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), no Recife. O gestor municipal está empenhado em ampliar a Adutora do Pajeú, mais especificamente no Ramal Ambó-Brejinho, para levar água aos povoados da região, como Lagoinha, Vila de Fátima e o loteamento Mané Zuada. A ação demonstra a preocupação do gestor com as necessidades básicas da população, buscando soluções para problemas históricos de abastecimento.

Retaliação em Arcoverde

Em Arcoverde (Sertão do Moxotó), o que se diz é que a canetada da governadora Raquel Lyra (PSDB) contra parlamentares do PL atrapalhou a entrega das obras da Barragem Aldeia Velha à Associação Comunitária de Moradores do Povoado de Aldeia Velha, que foi cancelada. A governadora exonerou nomes ligados à sigla no governo do Estado, bem em meio à tensão quanto ao projeto que extingue as faixas salariais da polícia militar e do corpo de bombeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.