Coluna da Folha: Prefeitos multados pelo TCE

por Carlos Britto // 02 de julho de 2025 às 07:00

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) aplicou multa de R$ 16.320,81 aos prefeitos de três municípios pernambucanos: Noelino Magalhães (MDB), de Água Preta, na Zona da Mata Sul; Eliane Soares (Avante), de Santa Cruz, no Sertão do Araripe; e Eudes Tenório (PL), de Venturosa, no Agreste Meridional. A penalidade foi imposta por descumprimento parcial ou total dos Termos de Ajuste de Gestão (TAGs) voltados à regulamentação do transporte escolar.

Segundo o TCE-PE, os municípios descumpriram prazos para corrigir irregularidades como a ausência de vistoria em veículos, motoristas sem habilitação adequada, falta de GPS nos transportes e ausência de informações no Portal da Transparência. Os compromissos haviam sido firmados após a Operação Transporte Escolar Seguro, que fiscalizou o serviço prestado a estudantes da rede pública em 2022 e 2023.

O relator do processo, conselheiro Marcos Loreto, determinou novas exigências aos prefeitos para reforçar a segurança dos estudantes. O TCE destaca que, apesar de avanços em 2023, ainda há lacunas sérias. Os gestores podem recorrer da decisão, mas o sinal de alerta está aceso.

Desabafo político

O deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) afirmou em entrevista à Rádio Pajeú, que vê com preocupação uma possível articulação da prefeita Márcia Conrado (PT), de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, para tentar rejeitar suas contas na Câmara de Vereadores, mesmo após parecer favorável do TCE. Duque classificou a movimentação como “intervenção indevida” e disse confiar no bom senso dos parlamentares. “Não cometi nenhum dolo, nenhum desvio”, declarou, garantindo presença na sessão que está marcada para a próxima segunda (7).

Posse

Marcílio Régio (PP) tomou posse como prefeito de Goiana, cidade da Zona da Mata Norte de Pernambuco, na noite da última segunda-feira (30), após vencer a eleição suplementar com 54,1% dos votos. A cerimônia ocorreu na Rua Direita, principal via do município, diante de uma multidão. Também foi empossada a vice-prefeita Licia Maciel (PT). Com o apoio do ex-prefeito Eduardo Honório (UB) e presença de nomes como o prefeito do Recife, João Campos (PSB), Marcílio prometeu trabalhar incansavelmente pela cidade. Já Eduardo Batista (Avante), derrotado no pleito, reassume a presidência da Câmara.

Pulou

O prefeito de Machados, Juarez da Banana, cidade localizada no Agreste Setentrional de Pernambuco, oficializou sua saída do PSB para ingressar no PSD, a convite da governadora e presidente estadual da sigla, Raquel Lyra. Eleito com 43,41% dos votos no pleito de 2024, Juarez justificou a troca destacando a atenção da gestão estadual aos municípios e declarou apoio à reeleição de Raquel. Com a adesão, o PSD passa a comandar 67 prefeituras no estado, enquanto o PSB recua para 25.

Coluna da Folha: Prefeitos multados pelo TCE

  1. Sempre Atento disse:

    Olha o tamanho e a quantidade de habitantes dessas cidades pouquíssima não dá uma quantidade de habitantes de uma bairro de uma cidade grande,esses políticos dessas cidades só servem para empregar seus amigos, familiares e colocar o dinheiro da sociedade no bolso,tem que fazer uma lei e acabar com essas cidades que não tenham mais de 100 mil habitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…