Coluna da Folha: Prefeito de Goiana e a bronca da “intolerância religiosa”

por Carlos Britto // 17 de março de 2022 às 07:18

Foto: PMG/divulgação

Em Goiana, na Região Metropolitana do Recife, um exemplo de intolerância religiosa foi parar na justiça. Um servidor concursado há mais de 15 anos da Secretaria de Cultura foi exonerado pelo prefeito Eduardo Homório, após falas sobre entidades da Umbanda dentro do local de trabalho. O gestor considerou tais expressões um “crime hediondo”.

De acordo com um inquérito administrativo, o servidor Sérgio Ricardo Clementino Costa falava sobre Exu e Xangô no local de trabalho, o que, segundo o documento, “é um comportamento perante à sociedade incompatível com o que se espera de um agente público”.

Denotando total falta de conhecimento sobre as religiões de matrizes africanas, a secretária de Cultura, Luciana Petribu, classificou as entidades como expressões satânicas.

Segundo depoimentos de pessoas ligadas ao governo, Sérgio falava das entidades dentro da Secretaria. Ele é vice-presidente da Associação de Terreiros de Umbanda da cidade, militante do movimento negro e do movimento LGBTQIA+.

Cabe lembrar que a Constituição Federal, no artigo 5º, VI, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.

No documento do inquérito, a afirmação contra o funcionário é de que entidades ligadas ao movimento negro e a associações umbandistas estão patrocinando ações jurídicas para que a exoneração seja revertida por se caracterizar como abuso de autoridade. Vamos aguardar o resultado da ação.

Tem que ser na licitação

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito Romonilson Mariano (PSB) que priorize, na formalização de contratos administrativos para aquisição de bens e serviços, a modalidade licitatória do pregão na forma eletrônica. A recomendação foi emitida após a Promotoria receber a informação de que o município estaria invertendo a prioridade legalmente outorgada ao pregão eletrônico, priorizando de forma absoluta o pregão presencial. O município deverá promover a imediata divulgação da recomendação, afixando-a em quadro de avisos da prefeitura no prazo de dez dias.

Na estrada

A ex-deputada estadual Socorro Pimentel (PTB) continua recebendo apoios e fortalecendo seu nome para voltar à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Desta vez, Socorro ganha o reforço de dois vereadores do município de Santa Cruz da Venerada: Solidade e Zeneildo. Este último é ex-presidente da Câmara Municipal e está no seu quinto mandato. “A nossa pré-candidatura a deputada estadual se fortalece ainda mais com a chegada de dois grandes amigos e vereadores de Santa Cruz da Venerada”, afirmou.

De volta ao jogo

O ex-deputado federal Kaio Maniçoba quer buscar um novo mandato. Ele foi confirmado pelo Partido Progressistas (PP) para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Filho da atual prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB), Kaio foi deputado federal nos anos de 2015 a 2019 assumiu os cargos de secretário estadual de Habitação no primeiro governo de Paulo Câmara. Foi superintendente do Incra e exerce, atualmente, a função de presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). É filho da atual prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, que possui grande aprovação no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários