Coluna da Folha: Petrolina e o novo status em número de eleitores

por Carlos Britto // 06 de maio de 2022 às 07:18

Foto: reprodução

Petrolina já é reconhecida em Pernambuco pela sua pujança econômica, mas deverá também ratificar sua importância política nas eleições deste ano. Isso porque, após o encerramento do período determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) para emissão e transferência de títulos, o principal município do Sertão vem com novo status.

De acordo com o TRE-PE, Petrolina passou a ser o quinto município em número de eleitores, ficando atrás apenas do Recife, além de Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Caruaru. O total de eleitores da Capital do São Francisco agora é de 225.204, ultrapassando Paulista, que ocupava antes essa posição.

O número ainda não está consolidado pelo Cartório Eleitoral de Petrolina, mas provavelmente será confirmado.

A atualização desses números certamente chamará a atenção de todos que pleitearão cargos no Estado. Afinal de contas, ter um bom desempenho nas urnas em cidades do porte de Petrolina faz toda a diferença.

É muito provável que, neste ano, haja mais candidatos de outros rincões do Estado querendo ter um pé de conversa com o eleitorado petrolinense – inclusive os da chapa majoritária. Nesse caso, os ‘pratas da casa’ podem sair levando vantagem. Pelo menos, em tese.

Notificação

O Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO-PE) notificou a ex-prefeita de Caruaru e pré-candidata a governadora, Raquel Lyra (PSDB), comunicando a instauração de um Procedimento Preparatório de Representação para verificar supostas irregularidades em pagamentos com recursos destinados ao complemento do percentual mínimo de 70% do Fundeb, bem como na aplicação das regras sobre o piso nacional dos profissionais da educação no município de Caruaru. De acordo com o MPCO-PE, a gestora não respondeu a um ofício de fevereiro de 2022 questionando acerca dos procedimentos adotados pela gestão na aplicação do fundo.

Divisão

Quem criou um ‘racha’ na oposição de Tabira, no Sertão, após declarar apoio a Marília Arraes (SD), foi o ex-prefeito Sebastião Dias, em reunião com simpatizantes e apoiadores. De um lado estão Flávio Marques, Carlos Veras, Zé de Bira e os vereadores do PSB pedindo votos para Danilo Cabral (PSB); do outro, Sebá, ex-vereadores e outros simpatizantes lutando pela vitória de Marília.

Pé na areia

A prefeita Célia Sales, de Ipojuca, se reuniu com representantes de uma grande rede de shoppings e foi apresentada ao projeto Plaza Mar, com o primeiro shopping à beira-mar na areia do Brasil, que vai se localizar na praia de Porto de Galinhas. O empreendimento deve gerar 500 empregos na fase de construção e cerca de 1.000 empregos após o lançamento, que deve ocorrer em novembro de 2023.

Força da Mulher

Com uma eleição trazendo à tona grandes nomes femininos inseridos na política, a delegada Patrícia Domingos (PSDB), que concorreu à Prefeitura do Recife em 2020 e obteve 112 mil votos, irá pleitear uma vaga na Alepe. Em entrevista, ela fez questão de destacar justamente a “força feminina” do PSDB, que conta com a deputada estadual Priscilla Krause; as pré-candidatas a estadual Débora Almeida; Lucinha Mota, mãe da menina Beatriz; Sandra Santos, perita da Polícia Civil do Estado; além de Raquel Lyra, pré-candidata a governadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários