Coluna da Folha: Petrolina debate a Transnordestina

por Carlos Britto // 13 de agosto de 2025 às 07:00

Petrolina, maior cidade do Sertão, recebe hoje a etapa evento “Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Move Pernambuco”. O seminário, realizado em parceria com o Movimento Econômico e a Sudene, coloca em pauta um tema crucial para o desenvolvimento do Sertão: o estudo de viabilidade do ramal ferroviário que ligará Petrolina a Salgueiro. A iniciativa busca analisar o potencial impacto dessa obra, que beneficiaria diretamente o pujante polo de fruticultura do Vale do São Francisco.

O projeto de um ramal entre Petrolina e Salgueiro é visto como um passo fundamental para a integração da região à malha ferroviária da Transnordestina. A ferrovia, que tem como objetivo escoar a produção do Nordeste até os portos de Pecém (Ceará) e Suape (Pernambuco), é uma das obras de infraestrutura mais estratégicas do país. Ao conectar o Vale do São Francisco, o ramal de Petrolina não apenas facilitaria o transporte de frutas para exportação, mas também poderia impulsionar a economia local, atrair novos investimentos e gerar empregos. A discussão sobre a logística, a viabilidade econômica e os impactos ambientais são pontos-chave do debate.

O evento em Petrolina marca a segunda parada de uma série de seminários. A jornada, que começou em Salgueiro, continuará por outras cidades pernambucanas estratégicas para o desenvolvimento do Estado. As próximas etapas do “Conexões Transnordestina” acontecerão em Araripina, Belo Jardim, São Bento do Uma, Caruaru e Recife.

A proposta é levar o debate sobre a ferrovia para as diversas regiões do estado, ouvindo as demandas e as perspectivas de cada localidade. A iniciativa reforça a importância da Transnordestina como um motor de crescimento e integração para todo o Pernambuco.

Cassação esclarecida 

Em relação à informação divulgada na coluna do dia 12 de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclareceu que a decisão sobre a cassação dos mandatos dos vereadores Severino Antônio da Silva (PSDB) e Edijan Enildo da Silva (PSDB), de Toritama (Agreste), ainda não possui caráter definitivo. Foi interposto recurso cabível, que aguarda análise pelo plenário do TSE, garantindo assim o direito à ampla defesa dos parlamentares, conforme o devido processo legal.

Contas aprovadas

A Câmara de Vereadores de Lajedo, no Agreste, aprovou por unanimidade as contas de 2022 do prefeito Erivaldo Chagas (PSB). Ele, que se intitula o “matuto trabalhador”, celebrou o respaldo político e aproveitou para reforçar o anúncio da construção de um novo hospital municipal, promessa antiga que começa a sair do papel.

Tarifaço pesa

O tarifaço de 50% sobre exportações brasileiras aos EUA já ameaça o bolso de Pernambuco. No Estado, o município mais afetado será o Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), que em 2024 vendeu US$ 27,2 milhões aos norte-americanos. Também sentem o baque Lagoa do Itaenga e Camutanga, na Mata Norte, além de Igarassu e Recife.

Coluna da Folha: Petrolina debate a Transnordestina

  1. Sempre Atento disse:

    Tudo enrolação essa ferrovia, um estudo de viabilidade depois desse tempo todo kkkkkkkk, esse governo e seus cargos são bons para fazerem eventos para enrolar bestas ,jumentos e retardados e eles enchendo os bolsos com suas diárias, essa obra enquanto o Gabiru tiver no poder e seus vassalos nunca terá fim.

  2. Nina disse:

    Para quem não sabe, a obra da ferrovia nesse trecho Petrolina/Salgueiro começou em 1956, parou, depois relançaram em 1992, começou e parou novamente. Lula, em 2003, alterou e retirou Petrolina do projeto, passando a ser o atual trecho, do Piauí a Suape e Pecém. Depois, no governo de Dilma, lançaram o ramal Salgueiro/Petrolina, Juazeiro/Salvador, e nada. Agora de novo esse estudo. Será que tem alguém ainda que acredita nisso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…