Coluna da Folha: Duque mira candidatura à prefeitura de Serra Talhada

por Carlos Britto // 23 de fevereiro de 2024 às 07:00

Foto: Roberto Soares/Alepe

Diante da fervura do caldeirão político em Serra Talhada (Sertão do Pajeú), o deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) agora já não descarta a possibilidade de se candidatar a prefeito do município e enfrentar a atual gestora, pré-candidata à reeleição e ex-amiga, Márcia Conrado (PT). A afirmação foi feita em entrevista a uma emissora de radio local.

A relação entre Duque e Márcia tem azedado desde o ano passado, quando, depois de muitas negativas, finalmente anunciaram o rompimento político entre os dois. Desde então, o parlamentar tem feito uma série de alianças em suas andanças pelo município, inclusive com antigos apoiadores da prefeita da terra de Lampião.

Duque, que já governou Serra Talhada por dois mandatos, justificou a possibilidade com base no clima de “descontentamento” que o eleitorado tem apresentado quanto à gestão petista. Descontentamento é palavra educada e de público, mas apesar disso, o parlamentar tem adotado um tom mais equilibrado sobre esse retorno.

Eu tenho andado muito na minha cidade, recentemente passei um mês lá, no recesso, e esse descontentamento cria uma expectativa da volta da minha candidatura, para que eu possa governar a cidade, mas esse é um assunto que vamos discutir no tempo certo, com maturidade e com muita responsabilidade”, afirmou.

PSD bate o martelo em Orocó

Em Orocó (Sertão do São Francisco), o pré-candidato a prefeito Ismael Lira bateu o martelo e decidiu oficializar a candidatura para as eleições de outubro deste ano, em que concorrerá pelo PSD. Aliado da governadora Raquel Lyra, Ismael diz que será o candidato apoiado por ela no município. A legenda também contará com o apoio do Ministro da Pesca, André de Paula, que também é o atual presidente do PSD. De acordo com Lira, o objetivo é intensificar o diálogo entre o município de Orocó e as esferas Estadual e Federal.

Aproximação

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, foi olhar no olho do ministro da Casa Civil, Rui Costa, buscando ações estratégicas de desenvolvimento para o Estado e tentando uma aproximação maior com o planalto. Durante o encontro, no Palácio do Planalto a governadora solicitou mais parcerias entre os governos federal e estadual. “Tivemos uma importante reunião com o ministro Rui Costa. Conversamos sobre projetos prioritários para Pernambuco. A construção de alternativas para que a gente possa dar seguimento a esses projetos passa pelo diálogo com o governo federal, que tem sido um grande parceiro do nosso Estado”, comentou. O secretário da Casa Civil de Pernambuco, Túlio Vilaça, também participou da reunião.

No Agreste

De volta a estrada a vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, liderou uma série de reuniões em Gravatá com lideranças do Agreste pernambucano. Na oportunidade, Marília visitou o pré-candidato a prefeito Rafael Prequé e oficializou o nome do pré-candidato a vereador do município de Bezerros, José Hildebrando, fortalecendo a aliança com o ex-prefeito Breno Borba. O segundo encontro envolveu lideranças ligadas ao vice-prefeito de Pombos, Daniel da Igreja, que também é pré-candidato a prefeito. Marília ressaltou a importância do Agreste, a segunda mesorregião mais populosa do estado, e destacou a intenção de expandir as bases do partido, formando chapas competitivas para as eleições majoritárias e proporcionais em Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários