Gravatá, no Agreste pernambucano, é palco de um intenso debate político e administrativo. O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) identificou sérias irregularidades em um contrato de limpeza urbana, que resultam na recomendação de que a primeira-dama e secretária de Obras do município, Viviane Facundes, restitua R$ 1.041.990,13aos cofres públicos.
A auditoria do TCE-PE apontou indícios de superfaturamento em serviços como varrição e capinação, além de pagamentos por serviços que não teriam sido efetivamente realizados. Tais irregularidades estariam diretamente ligadas à pasta comandada por Viviane Facundes, e especificamente a um aditivo contratual firmado em outubro de 2023.
Este não é o primeiro sinal de alerta vindo do Tribunal de Contas envolvendo a gestão de Gravatá e a figura da primeira-dama. Em junho, o TCE já havia emitido um alerta ao prefeito Padre Joselito Gomes (Avante) por suposta promoção pessoal de Viviane Facundes durante os eventos juninos da cidade. Esses apontamentos do órgão de controle fiscal intensificam o escrutínio sobre o uso político da gestão pública no município.
A situação ganha ainda mais relevância no cenário político futuro, visto que o nome de Viviane Facundes tem sido cotado para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2026. O desdobramento deste processo no TCE-PE, ainda sem decisão definitiva – já que Viviane e os demais citados têm prazo para apresentar defesa ao relator, conselheiro Marcos Loreto –, certamente terá grande impacto na imagem política da primeira-dama e na avaliação da gestão municipal. A análise do mérito pelo Tribunal definirá o futuro das responsabilizações, enquanto o episódio já movimenta os bastidores da política local.
Inelegível PSB
O Ministério Público Eleitoral de Pernambuco solicitou a condenação da ex‑prefeita de Amaraji, Aline de Andrade Gouveia, por abuso de poder político, econômico e uso indevido da máquina pública durante a eleição de 2024, e também pleiteia sua inelegibilidade por oito anos, além de eventual multa, em ação ajuizada pela 31ª Zona Eleitoral na cidade da Zona da Mata Sul do estado
Visita Federal
O prefeito de Goiana, Marcílio Régio (PP), recebeu a senadora Teresa Leitão (PT), em agenda institucional voltada à articulação de recursos federais para saúde, assistência social e educação no município, que fica na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Entre os temas tratados, destaque para a promessa de emendas para custeio de exames como tomografia e ressonância, além de apoio à implantação do campus do IFPE na cidade.
Asfalto Prometido
O prefeito de Itacuruba, Juninho Cantarelli (PSB), celebrou a abertura da licitação para restauração da PE-422, único acesso asfaltado do município sertanejo à BR-316 e ao restante de Pernambuco. A obra, orçada em até R$ 16 milhões, atende a uma demanda histórica da população e contou com articulação direta do gestor e apoio do deputado estadual Fabrizio Ferraz. Localizada no Sertão de Itaparica, Itacuruba convive há décadas com dificuldades de mobilidade, agravadas pela precariedade da via, que agora deve ser completamente requalificada.


