Coluna da Folha: Contenção de Despesas em Afogados da Ingazeira

por Carlos Britto // 08 de setembro de 2025 às 07:00

Foto: Ascom PMAI/divulgação

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, publicou decreto de contenção de gastos em razão da redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do ICMS estadual. A medida segue iniciativas semelhantes adotadas por outros gestores da região, como Fredson Britto (PSB), prefeito de São José do Egito; Pedro Alves (PSB), de Iguaracy; e Luciano Torres (PSB), de Ingazeira.

O decreto, assinado pelo prefeito Sandrinho Palmeira (PSB), tem validade até 31 de dezembro e busca assegurar o equilíbrio fiscal e o pagamento da folha salarial em dia. Entre as determinações estão a suspensão de afastamentos de servidores para cursos que gerem custos ao município, a proibição de novas gratificações por serviços extraordinários sem autorização do Executivo e a restrição do uso de veículos oficiais para atividades externas, exceto em situações emergenciais.

O expediente nas secretarias passa a ser das 8h às 14h, e os eventos públicos devem ter formato simplificado, sem estruturas que aumentem despesas, salvo quando financiados por terceiros.

O decreto também prevê redução de gastos com água, energia, combustível e manutenção da frota, além da suspensão de diárias para participação em eventos fora do município, com exceção dos previamente autorizados.

Novo acesso

O prefeito de Goiana (Região Metropolitana), Marcílio Régio (PSB), reuniu-se na última sexta-feira com o superintendente regional do DNIT em Pernambuco, Bruno Bittencourt, para apresentar o projeto de um novo acesso principal à cidade pela BR-101 Norte. A licitação da obra está prevista para 2026. Também participaram do encontro o senador Fernando Dueire (PP), o deputado federal Guilherme Uchôa Júnior (PP), o procurador-geral do município, Rodrigo Dias, e os secretários municipais de Obras, Guilherme Mota, e de Arrecadação e Finanças, Cal Volia. O objetivo é melhorar a mobilidade urbana, ampliar a segurança viária e valorizar a entrada da cidade, com impactos diretos no tráfego e na logística local.

Urbanização Vila

O ex-prefeito de Vertentes, Romero Leal (PL), acompanhou a governadora Raquel Lyra (PSDB) na assinatura da ordem de serviço da primeira etapa do Projeto de Urbanização da Vila Canaã, em Caruaru, no Agreste. Com investimentos de R$ 35,3 milhões, a obra marca o início de uma intervenção aguardada há décadas pela comunidade. Na ocasião, também foi anunciada a licitação da segunda etapa, orçada em R$ 67,8 milhões, ampliando o pacote de investimentos em infraestrutura urbana. O projeto conta com articulação política iniciada em 2023 por Romero Leal, em conjunto com a governadora Raquel Lyra, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), e apoio de emenda do deputado federal Mendonça Filho (UB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…