Coluna da Folha: Condenação por doações irregulares

por Carlos Britto // 23 de julho de 2025 às 07:00

O ex-prefeito de Belo Jardim, João Mendonça Bezerra Jatobá, foi condenado por improbidade administrativa após doar terrenos públicos sem licitação nem justificativa de interesse público durante sua gestão entre 2013 e 2016. A cidade do Agreste de Pernambuco, foi cenário de uma série de repasses irregulares identificados pelo Ministério Público do Estado. Segundo a denúncia, quatro lotes foram entregues a pessoas físicas e jurídicas, e outras duas tentativas foram barradas pela Câmara.

A sentença, assinada pelo juiz Douglas José da Silva, da 1ª Vara Cível da Comarca de Belo Jardim, determina que João Mendonça ressarça integralmente os cofres públicos (valor ainda a ser calculado), além do pagamento de multa, perda de eventual cargo público, suspensão dos direitos políticos por cinco anos e proibição de contratar com o Poder Público pelo mesmo período. O magistrado foi categórico: “O requerido agiu com a inequívoca intenção de atingir fins diversos do interesse público”.

Apesar da condenação, a defesa do ex-prefeito já avisou que vai recorrer. Segundo o advogado Bernardo Barbosa Filho, a decisão não encontra respaldo nas mudanças da nova Lei de Improbidade Administrativa (Lei 14.230/2021). Já os 11 vereadores e o então vice-prefeito envolvidos no processo foram absolvidos por falta de dolo, conforme decisão do juiz.

Calça de veludo ou….

O prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos), Sertão de Pernambuco, não economizou nas palavras ao reafirmar seu apoio ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), como nome ao Governo de Pernambuco em 2026. Durante a entrega do Título de Cidadão de Petrolândia ao socialista, Fabiano disse estar pagando caro por ter tomado posição. “Estamos aqui sofrendo o pão que o diabo amassou porque fui um dos primeiros prefeitos a declarar apoio. Ou é calça de veludo ou bunda de fora. E aqui a gente vai ser calça de veludo”, disparou. O discurso, feito no Projeto Apolônio Sales, zona rural do município, veio com pedido na ponta da língua: a construção de uma UPA para fortalecer o atendimento regional de saúde, promessa antiga que ele acredita sair do papel se João chegar ao Palácio do Campo das Princesas.

Mais saúde

A deputada estadual Socorro Pimentel (União Brasil), líder do Governo Raquel Lyra (PSD) na Assembleia Legislativa de Pernambuco, destinou R$ 3,5 milhões em emendas parlamentares para fortalecer a rede de saúde pública no interior do estado, beneficiando hospitais no Sertão do Araripe, São Francisco e Sertão Central. Socorro afirmou que seguirá trabalhando para levar mais estrutura e respeito à saúde de quem mais precisa, destacando a importância da interiorização das políticas públicas para transformar realidades fora da capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…