Coluna da Folha: Cobrança na Justiça

por Carlos Britto // 23 de junho de 2025 às 07:00

Foto: reprodução

Quatro novas ações de execução fiscal foram protocoladas nesta semana contra o ex-prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares (PSB), e integrantes de sua antiga gestão. A cidade fica no Sertão do Pajeú.

Os processos, que tramitam na Comarca local cobram o ressarcimento de valores aos cofres públicos por débitos identificados entre os anos de 2021 e 2024.

Além do ex-gestor, as ações atingem a filha dele, Isabele Valadares, que atuou como secretária de Ação Social; o genro Paulo Jucá (PSB), ex-secretário de Saúde; e a prima Luísa Baixinha, que esteve à frente da Secretaria de Administração. A juíza responsável já expediu mandados de execução e penhora, que podem ser aplicados, caso os valores não sejam quitados no prazo estabelecido.

Os processos têm como base relatórios técnicos, pareceres jurídicos e documentos administrativos que apontam prejuízos ao erário durante a última gestão. As ações são públicas e estão disponíveis para consulta no sistema do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Parceria

O São João de Caruaru, no Agreste do Estado, virou vitrine política e reuniu nomes de peso no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. Entre os presentes, estiveram os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Frederico de Siqueira Filho (Comunicações), ambos do governo federal. Também participaram os deputados federais Fernando Monteiro (PP), Eduardo da Fonte (PP), Lula da Fonte (PP) e Eriberto Medeiros (PSB), além dos estaduais Abimael Santos (PL) e Joãozinho Tenório (Patriota). Rodrigo Pinheiro (Sem Partido) articula nos bastidores para ampliar alianças mirando o cenário de 2026. A diversidade de partidos no palanque informal evidencia a força do gestor em dialogar com diferentes esferas de poder.

Reforma

Além dos avanços na construção da nova sede da Câmara de Petrolina (Sertão), os vereadores de Caruaru também realizaram uma visita técnica ao canteiro de obras da futura sede do Legislativo Municipal. Localizada no bairro Universitário, a obra já atingiu 40% de execução e tem previsão de conclusão para abril de 2026. Com investimento superior a R$ 7,5 milhões, a nova estrutura está sendo construída pela L & R Santos Construções e conta com cerca de 40 operários. A comitiva de parlamentares, liderada pelo presidente Bruno Lambreta (PSDB), conheceu os espaços que abrigarão os gabinetes, o plenário e áreas de atendimento ao público.

Alinhamento

O prefeito de Amaraji, Zona da Mata Sul, Araújo (Avante), celebrou a eliminação da fila por exames de ressonância magnética no município, graças ao apoio do governo Raquel Lyra (PSD). “Sem essa parceria, seria impossível atender toda a demanda”, afirmou. O gestor, que completou seis meses à frente da prefeitura, também destacou ações estruturais como a chegada do ‘Ilumina PE’, a entrega de ônibus escolares e tratores agrícolas, e reforçou a sintonia com o governo estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…