Coluna da Folha: Cadeiras cassadas em Palmares

por Carlos Britto // 21 de agosto de 2025 às 07:00

A Justiça Eleitoral de Palmares, na Mata Sul, cassou os mandatos de vereadores e suplentes dos partidos PSD, Republicanos e PSB. A decisão, proferida pelo juiz Diego Vieira Lima da 37ª Zona Eleitoral, reconheceu a ocorrência de fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024.

As legendas teriam registrado candidaturas femininas apenas para cumprir a exigência legal de 30%, sem efetiva participação na disputa.

No PSD, as candidaturas de Girlene Herculano da Silva (Gil Personal) e outras resultaram na perda dos mandatos de Will do Conselho, Toinho Enfermeiro e Júnior Leão. No Republicanos, as candidaturas de Geane Mauro Napoleão e Zilda Maria da Silva Rodrigues levaram à cassação de Léo Dunda. Já no PSB, a decisão afetou Nicholas Alves, devido às candidaturas de Rafaela Cilene da Silva e Luciene Maria Feitosa da Silva.

Com a anulação dos votos dos três partidos, haverá recontagem do quociente eleitoral, o que irá alterar a composição da Câmara de Palmares. As candidatas envolvidas, juntamente com os responsáveis, foram declaradas inelegíveis por oito anos.

A decisão já foi comunicada ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) para cumprimento imediato.

Secretário afastado

A Prefeitura de Sertânia, no Sertão do Moxotó, afastou temporariamente o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Celestino Barros. A medida foi tomada após a circulação de áudios que supostamente o vinculam ao repasse de informações internas da gestão para perfis de oposição em redes sociais. Em nota, a prefeitura informou que o afastamento é preventivo e tem como objetivo “preservar a lisura da apuração“, garantindo um processo investigativo sem interferências. A defesa de Celestino Barros nega as acusações, classificando o material como falso e manipulado por inteligência artificial, e que ele irá processar os responsáveis.

Medalha

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) concedeu a Medalha Joaquim Nabuco – Classe Ouro ao ex-prefeito de Araripina, Dr. Valmir Lacerda. A homenagem foi entregue pela deputada estadual Roberta Arraes, ao lado do presidente da Alepe, Álvaro Porto. Segundo a parlamentar, a gestão do ex-prefeito deixou marcas significativas no desenvolvimento e na saúde do Sertão. Sua esposa, a ex-prefeita Dra. Dioneia, e seus filhos, que são médicos, também foi mencionada na cerimônia.

Bronca pra resolver

Além de correr com a política em tempo de acerto eleitorais, a governadora Raquel Lyra (PSD) enfrenta um novo caso no sistema prisional de Pernambuco. A Polícia Civil deflagrou a Operação ‘Publicano’s e cumpriu mandados de busca e apreensão contra gestores da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, em Petrolina. Por determinação judicial, os investigados foram afastados de suas funções e passarão a usar tornozeleiras eletrônicas. Além dos gestores, detentos também estão sendo investigados. Segundo a Polícia Civil, o objetivo da operação foi identificar e desarticular uma organização criminosa acusada de crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e entrada de celulares na unidade prisional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…